No dia 22 de março, três estudantes foram presos em Belo Horizonte (MG) numa manifestação pelo passe-livre. Dos três, o estudante Willer Grossi Limborço segue preso até hoje.

A Coordenação Nacional de Luta dos Estudantes (Conlute) está realizando uma campanha pela libertação imediata de Willer. Abaixo, publicamos a nota divulgada pela entidade.

Nota da Conlute pela libertação do estudante Willer Grossi Limborço

A Coordenação Nacional de Luta dos Estudantes (Conlute) vem através desta nota tornar público o seu apoio ao estudante Willer Grossi Limborço que se encontra preso desde o dia 22 de março de forma arbitrária.

Willer e dois estudantes foram presos durante uma manifestação pacífica pelo passe escolar em frente ao Palácio dos Despachos.

O direito à livre manifestação é constitucional. Defendemos o nosso direito de reivindicarmos nas ruas uma educação de qualidade e o passe-livre estudantil. Portanto queremos a imediata libertação de Willer.

Belo Horizonte é uma das poucas capitais brasileiras que não têm nenhum tipo de benefício nas tarifas de transporte público para os estudantes. Defendemos que o passe-livre seja garantido através da taxação dos lucros dos empresários e não do corte de verbas de outras áreas sociais.

Lamentamos e repudiamos a atitude tomada pela Ubes e UNE que se negaram a defender os três estudantes presos de forma arbitrária pela Polícia Militar de Minas Gerais, incluindo Willer que se encontra encarcerado até o presente momento.

As manifestações pelo passe-livre decorrem do fato de que muitos estudantes são impedidos de freqüentar a escola, o cinema, o parque e a biblioteca porque não têm como se locomover pagando as altas tarifas que nos são impostas.

  • Libertação imediata para Willer!

    Belo Horizonte, 30 de março de 2007