Neste 7 de Setembro, além do tradicional Grito dos Excluídos, as ruas foram tomadas por atos contra a corrupção. O de Brasília, em razão da absolvição de Jaqueline Roriz, indignou muita gente. Na capital, o ato reuniu 20 mil pessoas, em São Paulo foram 1000 pela manhã. Em Belo Horizonte, também reuniu uma quantidade expressiva. Em outras capitais o ato ocorreu, mas com uma pequena participação.


Ato em Brasília reuniu 20 mil

Nas redes sociais a manifestação chegou a ter 130 mil confirmados, mostrando que o tema preocupa um setor importante dos brasileiros, em especial da juventude. A grande maioria dos trabalhadores acredita que a “faxina” de Dilma” é uma tentativa honesta de combater a corrupção. Infelizmente isso não é verdade, a presidente está tentando evitar novos escândalos e os corruptos continuarão impunes. Não devolveram um centavo do dinheiro que roubaram e seguem soltos, vivendo muito bem em suas mansões.

A direita não tem moral para levantar essa bandeira
Diante do envolvimento do PT e do Governo Dilma em casos de corrupção, a oposição de direita tenta ganhar espaço. É uma hipocrisia. O PSDB e o DEM estão ainda mais envolvidos na lama da corrupção. O Globo divulgou hoje que o Democratas é o partido que lidera o ranking dos políticos cassados, reunindo 20,4 % deles.

Desconfiança dos partidos
Uma característica marcante dos atos foi a forte desconfiança diante dos partidos políticos. Depois do aumento de mais de 60% do salários dos deputados, dos 265 votos favoráveis à Jaqueline Roriz e do envolvimento da absoluta maioria dos partidos nos casos de corrupção, o descrédito tomou conta dos setores que se indignaram com a roubalheria.
Alguns setores se aproveitam disso para coibir a presença de partidos políticos e negar a política em geral. Por isso apareceu tantas vezes o adjetivo apartidário nas mobilizações.

Nem todos os partidos são iguais, o PSTU não tem nada a ver com os grandes partidos que governam o país, nem com as legendas de aluguel que parasitam as coligações.
Além disso, negar o direito democrático dos partidos de existirem e atuarem politicamente, levando suas bandeiras e divulgando suas idéias é uma ideologia reacionária que no fim das contas acaba privilegiando a direita e os corruptos.