O Congresso Nacional já mostrou inúmeras vezes seu compromisso em abafar qualquer tipo de escândalo. Pelos corredores da instituição imperam os crimes de colarinho branco e o corporativismo rasteiro. Após tantos casos de corrupção, o Congresso já se mostrou uma instituição completamente desmoralizada.

No recente escândalo com Renan Calheiros, todos os esforços têm sido feitos no sentido de salvar o senador, apesar de os fatos mostrarem seu inegável envolvimento com as empreiteiras. Nunca antes o Senado havia chegado a um patamar tão deplorável de hipocrisia e desfaçatez. Os conchavos e negociatas são realizados a olhos vistos. Sempre ao lado das maracutaias, claro. Antes das reuniões do Conselho de Ética, por exemplo, Renan convoca os senadores a seu gabinete a fim de tramar estratégias para garantir sua absolvição.

Caso ocorra a improvável hipótese de as investigações prosseguirem, elas invariavelmente acabarão em pizza. Portanto, a proposta do PSOL de uma CPI para investigar os escândalos de corrupção, mais que inócua, joga ainda mais ilusão no Congresso. Essa instituição não vai se regenerar com CPIs ou Comissão de Ética. Basta ver o circo armado para absolver Renan.

A idéia de “limpar o Congresso” é semelhante à proposta defendida pelo PT da “ética na política”. Todos podem ver os resultados. Os revolucionários devem atuar no parlamento defendendo os direitos dos trabalhadores e denunciando a podridão da instituição, e não jogando ilusões quanto à possibilidade de reformá-la.

LEIA TAMBÉM::

  • Publication Date