O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) realizará, no próximo dia 19 de novembro, a Jornada contra a Carestia – Pela redução do custo de vida. A data foi definida como dia de luta dos movimentos populares em comum acordo com organizações deste setor que vêm construindo a luta contra a carestia.

A idéia é realizar protestos e ações simbólicas em grandes redes de supermercados, principalmente nos multinacionais. Os ativistas denunciarão a alta dos alimentos e do custo de vida dentro dos supermercados. Os grandes empresários lucram com a fome e a miséria da população. Também poderá haver manifestações em prédios públicos para exigir dos governos estaduais e federal uma solução para este problema.

Entre outras coisas, a jornada vai exigir congelamento dos preços dos alimentos pelo governo federal, controle da exportação de alimentos, reforma agrária e fim da política dos biocombustíveis. Em cada região, vão surgir pontos específicos sentidos pelos trabalhadores de cada local.

Os movimentos pretendem, agora, construir um manifesto nacional para ser assinado por todas as organizações e entidades que participarão da jornada. Neste texto, os manifestantes explicarão a importância da jornada e sua relação com a atual crise econômica mundial.

A jornada já está sendo organizada nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pará, Amazonas, Roraima, Ceará, Pernambuco e Maranhão. Há, ainda, a possibilidade de ações no Rio de Janeiro e na Bahia.

Com informes do MTST