Faixa de abertura da marcha
Diego Cruz

Protesto terá transmissão ao vivo, a partir das 10h30Milhares de trabalhadores e estudantes já estão em Brasília, nesta quarta-feira, dia 24, para uma grande marcha. Neste momento eles estão deixando a concentração em frente ao estádio Mané Garrincha, com muita disposição para percorrer os cerca de 4km até a Esplanada dos Ministérios.

Centenas de ônibus chegaram a capital, trazendo militantes das mais diversas partes do país. Diversas categorias estão presentes: professores, aposentados, metalúrgicos, servidores públicos, operários da constução civil, trabalhadores dos Correios e da Cultura… De São José dos Campos uma caravana levou cerca de 400 manifestantes. Os metalúrgicos estão em Campanha Salarial e levam suas bandeiras para a jornada.

Muitos vieram de longe, como a delegação de professores do Rio Grande do Sul, do CPERS. E há muitos estudantes, convocados pela ANEL, em luta pelos 10% do PIB já para a Educação. Eles levam um enorme balão preto, com a reivindicação.

Além de diversas delegações que já chegaram em seus ônibus, a marcha também reune cerca de três mil trabalhadores sem-terra, do MST, que estão acampados no local, Ontem eles fizeram protestos junto ao governo, inclusive com a ocupação do Ministério da Reforma Agrária.

A manifestação é parte da Jornada Nacional de Lutas, que realizou protestos importantes desde o dia 17, inclusive com fechamento de estradas e paralisações. A jornada é organizada pela CSP-Conlutas, Intersindical, MST, MTST, CONDSEF, Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre) entre outras entidades. O protesto é contra a política econômica do governo, por aumento geral de salário, em defesa da educação e da saúde públicas, pelo fim do Fator Previdenciário, por reforma agrária e redução da jornada de trabalho.

Resposta ao governo Dilma
A Jornada acontece justamente num momento em que a presidente Dilma abre todas as torneiras para as indústrias, com incentivos fiscais, desoneração de folha de pagamento e uma série de benefícios que privilegiam somente empresários, deixando a classe trabalhadora mais uma vez do lado de fora.

“A Jornada Nacional de Lutas será um cenário de protestos contra todos os ataques realizados por governos e empresários à classe trabalhadora. Será também uma resposta ao Plano Brasil Maior e ao famigerado Pacto Social selado entre as centrais sindicais pelegas e a Fiesp, em que só os trabalhadores abrem mão de direitos para que os patrões garantam seus lucros. Só a unidade, organização e mobilização dos trabalhadores podem garantir nossos salários e direitos”, afirma Luiz Carlos Prates, da coordenação da CSP-Conlutas.

A marcha terá transmissão ao vivo, daqui a pouco, através do endereço http://twitcasting.tv/sindmetalsjc

* Com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos