São Luís foi palco de um ato contra o Marco Temporal realizado hoje | Foto: PSTU-MA
PSTU-MA

Hoje (5/6), São Luís foi palco de um ato contra o Marco Temporal. O protesto aconteceu na Praça Deodoro, no centro comercial da capital maranhense, e contou com a participação de indígenas dos povos Tremembé, Tupinambá, Mermonturé Canela, Tikuna e Gugulsen (México). Também estiveram presentes militantes do PSTU, ativistas da CSP-Conlutas, do Movimento Mulheres em Luta (MML), do Movimento Hip Hop Quilombo Urbano, da Marcha Mundial de Mulheres e dirigentes do SINASEFE Monte Castelo. Além de muitas faixas e banners contra o Marco Temporal, foram exibidos também alimentos saudáveis e objetos produzidos nos territórios indígenas.

Muitos trabalhadores que passavam na praça pararam para ouvir as falas e ler o material que estava sendo distribuído (panfleto do PSTU).

“Denunciou fortemente que o PL 490/2007 é uma tentativa de aprofundar o genocídio dos sobreviventes de um genocídio iniciado a mais de 500 anos, que a Câmara dos deputados, presidida por Lira do Centrão, é um antro de genocidas capachos dos interesses do agronegócio e do latifúndio, mas que o governo Lula-Alckmin abriu a porteira para que o PL fosse aprovado, à medida que liberam que sua base votasse como quisesse”, disse Hertz Dias, da direção do PSTU Maranhão.

A indígena Künã Yporã (Raquel Tremembé) cobra que o presidente Lula vete o PL 490 | Foto: PSTU-MA

A indígena Künã Yporã (Raquel Tremembé) avaliou a importância do ato e destacou a necessidade de ampliar as mobilizações. “Foi muito importante a realização desse protesto para mostrar que não vamos aceitar esse ataque brutal aos povos indígenas. Que vamos às ruas reagir e enfrentar os deputados ruralistas e o agronegócio. Vamos seguir mobilizados, cobrando que Lula revogue esse maldito PL. Para que sejamos vitoriosos é preciso avançar na mobilização em unidade com o conjunto dos trabalhadores. Temos que parar este país para frear esses ataques”, pontuou Künã Yporã, integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas e militante do PSTU.

Na próxima quarta-feira, dia 7, estão marcadas mobilizações contra o Marco Temporal em várias cidades do Brasil. O PSTU estará presente nas ruas com sua militância, suas bandeiras, panfletos, jornais e faixas ao lado dos povos originários.