Blocos unem festa com crítica políticaEm várias partes do país, foliões dão um tom mais politizado às festas de carnaval, aproveitando a data para levar críticas sociais e reivindicações dos trabalhadores à folia. Os temas vão do rechaço à violência machista ao valor do salário mínimo e o absurdo aumento nos salários dos parlamentares.

Confira abaixo alguns blocos:

“Acorda Peão” em São José dos Campos (SP)
Neste dia 5 de março, sábado, ocorre o já tradicional bloco do “Acorda Peão” na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo. Organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos da cidade e pela CSP-Conlutas, este ano o bloco vai contar com carros alegóricos, como uma réplica bem-humorada do ‘Caveirão´ e do Cristo Redentor.

O samba-enredo deste ano tem o título de “Dureza do dia a dia”. “O povo já está cansado de tanta esculhambação e total desrespeito vindos de Brasília. Mais uma vez, o Acorda Peão será usado para protestar contra toda forma de corrupção e exploração”, afirma o autor do samba-enredo, Renato Bento Luiz, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos.

O bloco, que já tem 13 anos de existência, sairá sábado, dia 5, da Rua Francisco Paes, 316, a partir das 10h, e seguirá pela Rua 15 de novembro, centro de São José dos Campos.

‘Mudança do Garcia’ em Salvador (BA)
Na capital baiana tem o bloco “Mudança do Garcia”, organizado pelas associações de moradores e que todo ano leva o conjunto da esquerda soteropolitana às ruas da cidade. Neste ano, o PSTU vai denunciar a situação da cidade, alertando que só derrotando o prefeito João Henrique nas ruas Salvador vai conseguir sair do caos.

Carnaval politizado em Niterói
Em Niterói o carnaval também trouxe irreverência com protesto. Foi nesse dia 3, quinta-feira, em frente à Câmara Municipal de Niterói. Com faixas e fantasias, os foliões manifestantes protestaram contra a privatização da companhia de limpeza da cidade e reivindicaram casa populares para as vítimas das chuvas.

Servidores abusam da criatividade em Pernambuco
Com o tema “Dil-má, sem aumento eu não agüento”, os técnicos administrativos da UFPE, protestaram com o bloco “Pelego Fora” pelas ruas da capital pernambucana nesse dia 4. Ao som de muito frevo, a “troça” contou com o boneco da Dil-má, que marcou presença no protesto dos servidores federais em Brasília, no último dia 16.

Olinda
Na capital do frevo, o PSTU organiza o bloco “Nóis toma partido das mulheres contra a violência”. Ele se reúne no dia 8, terça-feira, a partir das 10h em frente à barraca do partido.

Brasília vai fazer a mistura do Brasil com o Egito
Já no dia 8 de março, o tradicional “Bloco do Pacotão” em Brasília, bloco de carnaval com temas políticos, sai às ruas trazendo como tema da revolução árabe.

Leia abaixo o samba-enredo do bloco Acorda Peão

Dureza do dia a dia (autor: Renatão)

Chegou o Carnaval
Acorda Peão vem com alegria
Vai mostrar a todo mundo
A dureza do dia a dia

Criança pobre no morro
do Cruzeiro e do Alemão
Está com medo,
mas não é de assombração
Ela tem medo do bandido
e do caveirão

Mas que confusão!
Ninguém mais sabe
Quem é polícia ou ladrão

Tem traficante
Dilma, presta atenção!
Está instalado no mais alto escalão

Na favela do Planalto,
do Congresso e do Alemão
Conectado com a polícia, é só ladrão!

Vamos fazer uma guerra
Contra a indecência
Vamos acabar (2x)
É com o tráfico de influências

Ó mãe natureza
Eu não te culpo
Pois tu és uma beleza!

Se está chovendo, o pobre morre
Afogado e soterrado
Se está quente
Morre seco esturricado

Autoridade o que fazer?
Fala pra mim!
Não tem mais jeito, meu filho
Pois foi Deus que quis assim…

O circo começou,
e o abestado com aumento
não questionou,
comemorou!

Ao povo de São Paulo
Está dada a dica
Votou com raiva (2x)
Vai ficar mais tiririca