Intelectuais se solidarizam com estudantes do México


Nesta sexta, 31, estudantes, professores e pesquisadores protocolaram no Consulado do México um manifesto em apoio e solidariedade aos estudantes do México. Leia abaixo

Ao Consulado  Geral do México em São Paulo

Sr. José Gerardo Traslosheros Hernández

Cônsul Geral do México em São Paulo

Prezado Senhor Cônsul,

É com pesar e indignação que nós – professores, pesquisadores e estudantes universitários do Brasil– recebemos a notícia do brutal ataque desferido pela polícia mexicana em parceria com falanges paramilitares contra oitenta jovens estudantes, que resultou na morte de três alunos, ferimentos em dois professores e “desaparecimento” de outros quarenta e três estudantes de licenciatura da Escola Normal Rural Raúl Isidro Burgos, conhecida como Escola Rural para Normalistas de Ayotzinapa.

Os recorrentes atos de violência das forças repressivas, oficiais e paramilitares, contra estudantes rurais, tal como no episódio de 12 de dezembro de 2011 – no qual a polícia de Chilpancingo assassinou dois estudantes também da Escola Normal Rural Raúl Isidro Burgos– somam-se às condições precárias das instalações das Escolas Rurais Normais. Dessa maneira, evidencia-se que «La Masacre de Normalistas de Ayotzinapa» não se trata de um caso isolado, todavia de uma política de Estado destinada à eliminação, via repressão ou subfinanciamento, da educação do campo.

As escolas rurais, tanto mais aquelas voltadas para a formação de futuros professores são um importante polo de resistência dos movimentos sociais em toda a América Latina. É nosso papel, como intelectuais públicos, defender o seu direito à existência.

Nesse sentido, desde o Brasil, por meio desse manifesto, solidarizamo-nos com os familiares e amigos das vítimas, somamo-nos com as diversas vozes que agora se levantam em protestos no México e no mundo e, exigimos, imediatamente, a apuração e punição de todos os envolvidos no Massacre de estudantes de Ayotzinapa, bem como o fim da perseguição e da precarização das Escolas Rurais Normais.

¡NI UN NIÑO A MENOS, NI UNA BALA A MÁS! 

Brasil, 31 de outubro de 2014

 

Assinam:

Luiz Fernando da Silva – Professor da Universidade Estadual Paulista – UNESP

Gilberto Maringoni– Professor da Universidade Federal do ABC

Bernardo Boris Jorge Vargaftig – Professor da Universidade de São Paulo – USP

Sérgio Silva – Professor titular da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Roberto della Santa – Trabalhador em Educação no CeCa/UEL/Londrina

Sílvia Beatriz Adoue – Professora da Universidade Estadual Paulista – UNESP

Osvaldo Coggiola – Professor da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP

Nildo Domingos Ourique–Professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Ruy Braga – Professor da Universidade de São Paulo – USP

Álvaro Bianchi –Professor do Departamento de Ciência Política da UNICAMP

Antonio Rodrigues Belon – Professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Beatriz Abramides-Professora da PUCSP / APROPUCSP

Milton Pinheiro, Professor de ciência política na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e pesquisador da USP.

Suely Corvacho – Professora do Instituto Federal de São Paulo – IFSP

Vivian Grace Urquidi – Professora da Universidade de São Paulo – EACH/USP

Dilma de Melo Silva – Professora da Universidade de São Paulo – ECA/USP

Sílvia Barrros de Held – Professora da Universidade de São Paulo – EACH/USP

Júlio Manuel Pires – Professor da Universidade de São Paulo – FEAR/USP

Gisele S. Craveiro – Professora da Universidade de São Paulo –EACH/USP

Maria Cristina Cacciamali  – Professora da  Universidade de São Paulo – FEA/USP

Lisbeth Ruth R. Gonçalves – Professora da Universidade de São Paulo – ECA/USP

Fernado Carbayo – Professor da Universidade de São Paulo – EACH/USP

Rodrigo Recupero – Professor da Universidade de São Paulo – USP

Cláudia Durans – Professora da Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Raphael Góes Furtado, Professor da Universidade Federal do Espírito Santo– UFES

Lidia Almeida Barros – Professora da Universidade Estadual Paulista – UNESP

João Batista Martins – Professor da Universidade Estadual de Londrina – UEL

Jean Paulo Pereira de Menezes – Professor da Universidade Estadual Paulista – UNESP

Paulo Pignanelli – Professor das Faculdades Integradas Alcântara Machado – FIAM

Jose Luciano Queiroz – professor da Universidade Federal de Campina Grande

Marco Marques Pestana de Aguiar Guedes – Professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos e Doutorando do PPGH/UFF.

Beatriz Paiva- Professora da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Marcelo Dalla Vecchia – Professor da Universidade Federal de São João Del Rey

Lana Bleicher – Professora da Universidade Federal da Bahia – UNEB

Glória Christina de Souza Cardozo – Professora da Universidade Estadual de Londrina

Maurício Vieira Martins – Professor da Universidade Federal Fluminense – UFF

Maria Orlanda Pinassi – Professora da Universidade Estadual Paulista-UNESP

Ronaldo Gaspar – Professor da Universidade Estadual de Londrina – UEL

Eliana Cristina dos Santos – Professora da Universidade Estadual de Londrina – UEL

Manoel Dourado Bastos – Professor da Universidade Estadual de Londrina – UEL e Militante do Coletivo de Cultura do MST

Silvana Aparecida Pires de Godoy – Professora da Universidade de São Paulo – EACH/USP

Henrique Soares Carneiro – Professor  da Universidade de São Paulo – USP

Carlos Eduardo Winter – Professor da Universidade de São Paulo – ICB/USP

Rosa Maria Scaquetti Pinto – Socióloga / Professora da UNIVAP – São José dos Campos/SP

 Priscila Aparecida Silva Cruz – Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e da  Faculdade de Administração de Chapadão do Sul (FACHASUL)

Elizandra Garcia – Professora da Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Caio Navarro Toledo – Professor da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Valder Olmo Corrêa – Professor – Universidade de Mogi das Cruzes.

Almir Roberto Ribeiro – Professor de História e Supervisor de Ensino – SEE/SP

Jaqueline Kalmus – Pós-Doutoranda em Psicologia Escolar – USP

Cláudia Fazzolari – Pós-Doutoranda – PROLAM/USP

Lívia de Cássia Godoi Moraes – Pós-doutoranda em Política Social – UFES

Walber Cruz – Pesquisador – UNIFESP

Ana Carla C. Furlan Scarin – Pós-doutoranda em Psicologia Escolar – USP

Juliana Biondi Guanais – doutoranda em Sociologia/UNICAMP

Kátia Bautheney – Pós-Doutorada em Psicologia – USP

Alayde Digiovanni – Doutoranda em Estudos Latino-Americanos – USP e membro da

ABEP

Liana Maria Milanez Pereira – Doutoranda – PROLAM/USP

Karina Perin Ferraro– Doutoranda em Educação na UNESP – Marília

Cristiane Toller Bray – Doutoranda em Psicologia – USP

Hilusca Leite – Doutoranda em Psicologia – USP

Jéssica Fernanda Lopes – Mestranda em Psicologia UNESP/Bauru

Carla Cristina Fernandes Barbosa –Mestranda em sociologia – UFF

Otávio Calegari Jorge–Mestrando em Sociologia da UNICAMP

Valéria Teixeira Graziano – Mestranda em Estudos Culturais – USP

Natali Conti – Mestranda em Sociologia pela UFF

Leonardo Minelli Silveira – Estudante – Unicamp

Gabriel dos Santos Nascimento – mestrando em História – Unifesp

Rodolfo Soares Moimaz– Mestrando em Sociologia Unicamp

Gisele C. Costa – Mestranda em Estudos Latino-Americanos – PROLAM/USP

Ana Maria Tejada – Mestranda em Psicologia – USP

Mariana Basílio – Mestranda em Educação – UNESP

Maria Dea Conti Nunes–Filósofa

Aurélia Lopes de Campos – Psicologia – USP

João Pedro Mendonça – Graduando em Ciências Sociais – Unicamp

Isabela Cristina Rigonato Amante – IFCH/Unicamp

Andreia Mutarelli – Doutoranda em Psicologia – USP

Igor Silva Figueiredo – Doutorando Ciências Sociais Unicamp / Brigadas Populares

Jhenifer Silva – Mestranda em Teoria e Crítica Literária – UNICAMP

Julia Ferreira Scavitti–Ciencias Sociais – Unicamp

Bruna Carvalho – Mestra em Educação pela UNESP

Pablo Biondi – Doutorando em Direito pela USP

Ramez Philippe Maalouf, doutorando em Geografia Humana – USP

Haroldo Ceravolo Sereza, doutor em Letras pela FFLCH-USP

Jorge Henrique B. da Silva – Graduação – Ciências Sociais pela UNIOESTE

Maíra Bittar Galdi – Graduanda em Psicologia – UNESP

Julian Boal, doutorando, Serviço Social – UFRJ

Helenira Porfírio de Souza – UNESP

Ivone Cristina de Sá Cavalcante – Professora, Mestre em Ciências Sociais pela UEL

Edilson dos Santos Timóteo – Cientista Social pela UNESP

Eliel Machado – Universidade Estadual de Londrina / Universidad Nacional Autónoma de México

Vivian Batista Gombi – Mestre em Filosofia pela UEM

Márcia Vanessa Malcher dos Santos – Mestre em Sociologia – UFSCar

Lara Soares Barbosa Guimarães – Comunicação Social  pela UNIFACS

Anita Soares Barbosa Guimarães – Graduanda em Medicina Veterinária pela UFRB

Talita Gonçalves de Almeida – Mestranda em Literatura – UEL 

Murillo van der Laan. – Doutorando em sociologia pela UNICAMP

Ettore Dias Medina, Professor de Sociologia na Rede Estadual Paulista de Educação.

Deni Ireneu Alfaro Rubbo – Doutorando em Sociologia – USP. 

Geandra da Silva Parmigiani – Graduanda em Letras pela UNESP – FCL Assis

Lucas Rodrigues Teixeira – estudante de Letras da UEL

Flavia Bischain Rosa – Mestre em Ciências Sociais pela UEL

Roberta Amaral de Andrade – Coordenadora Regional do  Programa Sul do Amazonas – Humaitá/AM – Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB)

Carlos Eduardo Boaretto Pereira – Mestre em História – UNIOESTE

Fábio Luiz Pimentel – Mestrando em Antropologia Social – Unicamp

Bianca de Carvalho Coelho – Mestranda em Estudos Linguísticos – UNESP

Lucianna Ribeiro de Lima – Doutoranda em Psicologia – USP

Ricardo Alemão Abreu – Mestrando PROLAM/ USP

Flávia Eugênia Gimenez de Fávari, graduada em Ciências Sociais – UNICAMP

Mariana Rocha Arduini – graduada pela USP

Heloisa Barbi Perucello – Graduada em Artes Visuais pela UNICAMP

Lucas dos Santos Lobo Takahashi, Mestrando em Artes e Estudos Culturais da Universidade Erasmus de Rotterdam

Raíssa Maria Londero – Mestranda PROLAM/USP

Mayra Coan – Mestranda PROLAM/USP

Sara Tufano – Mestranda em Sociologia –USP

Claudia Marcela Blanco Tifaro – Mestranda PROLAM/USP

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