Manifestação pública em defesa das ocupações ocorre neste dia 16, às 9h, na Assembleia LegislativaA ocupação ‘Comunidade Camilo Torres’, em Belo Horizonte (MG), está passando por um grave ataque. Nesse dia 14 de junho, terça-feira, pela manhã, um homem armado ameaçou de morte e atirou em crianças, moradores e lideranças da comunidade. Depois de ter cometido diversos outros delitos, como seqüestro de uma van escolar, o acusado foi encaminhado para delegacia.

Esta atitude, aparentemente isolada, faz parte de várias ações que vem se transformando em uma ofensiva violenta contra toda a comunidade e suas lideranças.

Na noite desse mesmo dia 14, diversos homens encapuzados passaram de casa em casa ameaçando os moradores. Depois, se reuniram na praça central da comunidade, local geralmente reservado para as assembléias de moradores.

Nesse dia 15 ofensiva continuou, com homens armados em plena luz do dia aterrorizando os moradores e afirmando que as lideranças devem ficar fora da ocupação, sob pena de serem assassinadas.

Ameaça a serviço do despejo
A avaliação do “Fórum Permanente de Solidariedade às Ocupações” é que estes fatos não são casuais. Integram uma série de iniciativas que acontecem em um momento em que a comunidade está sendo ameaçada de despejo através de liminar que já está nas mãos da Polícia Militar.

Estas atitudes, portanto, têm o claro objetivo de retirar as lideranças da comunidade, assustar seus moradores e contribuir para que seja executada a ação de despejo. Sendo assim, o Fórum faz um chamado urgente a todos os seus apoiadores, sindicatos, entidades de direitos humanos, parlamentares e outros para que ajudem a enfrentar mais este ataque por parte da propriedade privada e da repressão.

O Fórum convoca a todos à manifestação em solidariedade à ocupação, neste dia 16 de junho, às 9h. na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Fórum Permanente de Solidariedade às Ocupações é formado por: Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania; CSP-Conlutas; Sind-Rede; Federação Sindical Democrática dos Metalúrgicos de MG e sindicatos filiados; Associação dos Geógrafos Brasileiros – seção local Belo Horizonte; Sindicato dos Gráficos de MG; SINDEESS; Federação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias Gráficas; Sindicato dos Gráficos de Brasília; PSTU; PCB; PSOL.

BLOG DO FÓRUM
Solidariedade às Ocupações BH