Os trabalhadores da educação municipal de Contagem (MG) entraram em greve no dia 16 de maio. A prefeita Marilia Campos (PT), que nas férias de final do ano letivo terceirizou todo o serviço da cantina, pagando R$ 21 milhões a uma empresa paulista, sendo que gastava pelo mesmo serviço R$ 7 milhões, apresenta uma proposta de reajuste de 3,9% para o funcionalismo municipal, dizendo que está repondo as perdas da inflação do último ano. Nos dias 12 e 15 de maio, apresentou a proposta para a comissão de negociação, e ao mesmo tempo colocou toda a equipe da Secretaria de Educação, a maioria ex-militantes da categoria, para ir às escolas entregar um panfleto com a proposta.

A categoria chegou a conclusão de que a prefeita não estava negociando e sim impondo o índice. A categoria rechaçou a proposta nas escolas e, em assembléia na porta da Prefeitura, disse não a mais este desrespeito com a Educação. Com pais, mães e estudantes, uma passeata dirigiu-se até a Câmara dos Vereadores e foi bastante aplaudida nas ruas de Contagem.

A greve está na rua. Os professores cobram da prefeita que cumpra o que disse em sua campanha: “Valorização da Educação”. Reivindica a imediata implantação do plano de carreira, aprovado na gestão anterior, e que até agora é só promessa. Exige um reajuste de verdade, já que as perdas da categoria variam de 16% a 39% e a prefeita oferece apenas 3,9%. Também exigem o fim da terceirização da merenda escolar e a volta do convênio médico para o funcionalismo.

O governo petista se nega a negociar. Porém, ao mesmo tempo faz o que nem a direita fazia. Coloca funcionários de alto escalão do governo, que faziam parte da categoria, para panfletar pela cidade, atacando o sindicato e chama de bandidos militantes honestos da categoria.

A população já escolheu de que lado ficar, ao lado dos trabalhadores. É necessário que a classe trabalhadora mande moções de apoio a greve e de repudio a prefeitura de contagem, para a subsede Contagem do SindUTE: [email protected] (31) 3391-1312. E por fax para o gabinete da prefeita (31) 3352-5008 e para a Secretaria de Educação (31) 3356-7001.