O lançamento oficial da Frente de Esquerda (PSOL, PSTU e PCB) foi realizado durante a Convenção do PSOL, partido de Heloísa Helena, candidata à presidência da República.

A convenção, antes prevista para a Serra da Barriga, “coração” do Quilombo dos Palmares, devido à chuva teve que ser realizada no pé da serra, na cidade de União dos Palmares (AL). O local escolhido tem a ver com a história de resistência do Quilombo dos Palmares e de Zumbi, símbolo da luta contra a exploração e a opressão.

A convenção reuniu cerca de 300 pessoas, com presença da população local e militância dos três partidos. O PSOL esteve presente com sua militância, além de Heloísa Helena, o vice César Benjamin e vários deputados, como Babá, Luciana, Maninha, Ivan Valente, e candidatos locais. O PSTU esteve presente com Zé Maria (presidente do partido) e Cyro Garcia (candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro), além de militantes de Alagoas, Sergipe e Bahia.

Ornamentavam o palco uma bandeira grande com Heloísa e César Benjamin, duas bandeiras do PSTU e uma do PCB, além de faixas da Frente de Esquerda. O ato começou com uma apresentação musical de Vital Farias, cantador nordestino e candidato a Senador pela Frente na Paraíba.

Heloisa Helena: “Tributo aos lutadores que não se renderam”
Em seu discurso, Heloísa Helena explicou o motivo da escolha do local: “Foi um tributo aos homens e mulheres que não se renderam”. Mais adiante, falou da importância da Frente: “a presença dos companheiros do PSTU e PCB é muito importante e fortalece nossa luta”.

Heloísa afirmou algo que tem enorme importância para a campanha: “Não aceitaremos dinheiro nenhum do poder econômico, nossa contribuição será de pessoas físicas, da militância”.

Por último, disse que “será difícil enfrentar essa estrutura poderosa que ousa pensar que é dona do Brasil e dos corações e mentes do nosso povo. Eu sei que nossa campanha será tarefa difícil. Mas vamos dizer para os representantes da farsa neoliberal, as duas candidaturas que querem novamente enganar nosso povo, que eles podem vir quente que nós estamos fervendo para mudar o Brasil”.

Post author Nericilda Rocha, de União dos Palmares (AL)
Publication Date