Paul Wolfowitz
Divulgação

Paul Wolfowitz é um dos principais defensores da invasão ao IraqueO governo dos Estados Unidos indicou o vice-secretário de Defesa do país, Paul Wolfowitz, para a presidência do Banco Mundial (Bird). Um dos principais falcões da administração Bush, Wolfowitz é considerado o ideólogo da invasão norte-americana ao Iraque, sendo que sua folha de serviços prestados ao imperialismo é repleta de crimes contra os povos do mundo.

Entre 1989 e 1993, sob a orientação do atual vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, participou das decisões que levariam os EUA a definirem novas estratégias para a reorganização militar do país, depois do fim da União Soviética. Em 1991, organizou o financiamento da primeira guerra contra o Iraque, levada a cabo por Bush pai. No cargo de vice-secretário desde 2001, Wolfowitz foi um dos principais entusiastas da doutrina “choque e pavor”, aplicada por Donald Rumsfeld contra o Iraque, além de ser um dos responsáveis pelos relatórios sobre as tais “armas de destruição em massa” que supostamente o Iraque teria.

Atritos – A indicação de Paul Wolfowitz para a presidência do Bird é mais uma expressão da agressiva política imperialista norte-americana para o mundo. Ao lado de Condolezza Rice, John Negroponte e Donald Rumsfeld, Wolfowitz completa o séqüito de falcões de Bush para a recolonização do planeta.

Os países imperialistas europeus, contudo, não demonstraram grande empolgação com a indicação. Insatisfeitos com o unilateralismo da política norte-americana, os editoriais de vários jornais europeus trataram a indicação como uma provocação dos EUA. “Para colocar as coisas suavemente, Bush não parece se importar com a reação do resto do mundo, pois muitos verão isso como uma provocação”, declarou o jornal financeiro alemão Handelsblat. A nomeação na semana passada de John Bolton, considerado um falcão linha dura de Bush, como representante dos EUA na ONU, contribui ainda mais para a irritação dos europeus.

Entretanto, os governos imperialistas europeus não deverão fazer muito barulho. Pela tradição, os EUA são responsáveis pela indicação do presidente do Bird, enquanto os europeus indicam o presidente do FMI. Dessa forma, apesar dos atritos, a Europa vai prosseguir ocupando um papel auxiliar a política imperialista norte-americana.

LEIA TAMBÉM:
[1/3/2005] John Negroponte: o cão de guarda de Bush