Foram eleitos dois vereadores em Carnaubeira da Penha, município a 480 km de Recife, com a legenda do PSTU. Trata-se de duas lideranças indígenas, Jatuxé (da etnia Atikun) e Sevi Veronei (da etnia Pankará), de grande peso na região.

O PSTU cedeu a legenda democraticamente a estes dois lutadores, pela importância da luta indígena, como fez com outros ativistas em outras cidades. Mas foi feito por eles uma coligação com o PT nas eleições proporcionais, sem que houvesse comunicação ou discussão com a direção estadual do PSTU. Como todos sabem, o PSTU não fez coligação com o PT a nível nacional, por representar o partido do governo federal, que aplica o plano do FMI.

Continuamos a apoiar a luta dos índios por seus direitos, a defendê-los dos ataques dos latifundiários da região e a respeitar esses dirigentes. Mas queremos esclarecer que a cessão democrática de legenda do partido a estas lideranças não implica em que o PSTU seja responsável por estes mandatos, que já começaram com um erro muito importante.
Post author
Publication Date