No dia 8 de março, ativistas do movimento negro, defensores de direitos humanos, feministas e ativistas do movimento de mulheres em Pernambuco entraram com representação no Ministério Público Federal contra as propagandas de cerveja que exploram a objetificação do corpo da mulher. A ação junto ao MPF foi uma das atividades que marcaram o Dia Internacional da Mulher no Estado.

A Convenção de Belém do Pará, da qual o Brasil é signatário desde 1995, define violência contra a mulher como “qualquer ação ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual e/ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado, incluindo o reforço a padrões estereotipados de comportamento e práticas sociais e culturais baseadas em conceitos de inferioridade ou subordinação”.

O movimento iniciado em Pernambuco convoca todas as organizações e pessoas comprometidas com a democracia e a cidadania das mulheres a realizarem protestos, encaminharem e-mails e telefonemas de repúdio aos fabricantes de cerveja, às agências de publicidade e aos veículos de comunicação. Veja abaixo como participar:

MODELO DE MENSAGEM:

Aos Fabricantes de Cerveja e respectivas agências de publicidade

Prezado Senhor ou Senhora,

Repudiamos todas as propagandas de cerveja que têm explorado a mercantilização do corpo da mulher, disseminando estereótipos e preconceitos, desrespeitando os direitos humanos das mulheres através da difusão de um padrão de beleza (mulher jovem, branca e magra) e de imagens que fragmentam o corpo da mulher (destacando seios, bundas, púbis), e ainda discriminam mulheres idosas e incitam o interesse sexual em relação a meninas e adolescentes.
Exigimos o fim de todas as campanhas publicitárias cujas estratégias:

– reforcem a apropriação do corpo da mulher com fins utilitários e mercadológicos;

– sugiram qualquer forma de discriminação (racial, de geração, por orientação sexual ou de qualquer outro tipo);

– contribuam de alguma forma (com imagens, slogans e outros recursos publicitários) para a desigualdade da mulher no âmbito privado ou público;

– ou incentivem “padrões estereotipados de comportamento e práticas sociais e culturais baseadas em conceitos de inferioridade ou subordinação da mulher“

(Extraído da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher. “Convenção do Belém do Pará“ (1994), assinada pelo Brasil desde 1995).

ENVIE PARA OS SEGUINTES E-MAILS
(com cópia para: [email protected])

Fabricantes de cerveja:

[email protected]
[email protected]
[email protected]

No caso das cervejas Nova Skin e Kaiser, é preciso ir ao site e escrever (ou “colar) a mensagem no formulário que aparece. Acesse os sítios eletrônicos:

www.novaschin.com.br
www.kaiser.com.br/cfm/form_contato.cfm

Agências de publicidade:

[email protected] ;
[email protected] ;
[email protected];
[email protected] ;
www.giovannifcb.com.br (entre no site e escreva mensagem acessando o fale conosco)
[email protected] ; [email protected] (*)

PARA TELEFONEMAS DE PROTESTO:

Telefones 0800 :
SAC KAISER 0800 888 1010
SAC BRAHMA 0800 725 0001
SAC SKOL 0800 725 0002
SAC ANTARTICA 0800 725 000