No dia 26 de novembro ocorreu mais um encontro estadual da Conlutas, desta vez no Rio Grande do Norte, já preparando as discussões para o Congresso que ocorrerá em abril. O encontro foi na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal e teve mais de 110 ativistas credenciados.

Participaram delegações de 6 entidades sindicais, tais como o sindicato dos servidores públicos federais, dos trabalhadores na saúde pública (estadual e municipal), dos bancários, das universidades federais (Fasubra), da administração indireta do estado (SINAI), e um diretor da Federação Nacional de Trânsito (FENATRAN), entidade que está discutindo a participação na Conlutas. Também participaram 4 oposições sindicais: a dos trabalhadores em educação do estado (SINTE), dos petroleiros, dos rodoviários e dos servidores públicos municipais de Natal. Além disso, estiveram presentes estudantes universitários e secundaristas.

O encontro aprovou um plano de organização e expansão da Conlutas no estado, com o apoio às oposições sindicais e contribuições financeiras regulares para a manutenção da Coordenação. Além disso, foi aprovado um Plano de Lutas, combinando as lutas das categorias, como a greve do funcionalismo federal, com a luta contra as reformas neoliberais do governo e a corrupção.

Sobre a preparação para o Conat, estão previstos quatro ônibus do estado. Foi deliberado que a discussão sobre a concepção de entidade e a idéia de estatuto será remetida para as bases das categorias, impulsionando a construção do congresso que será realizado em abril de 2006.
Post author Yara Fernandes, da redação
Publication Date