Encontro da Conlutas no Rio grande do Norte prepara Conat

No dia 26 de novembro ocorreu mais um encontro estadual da Conlutas, desta vez no Rio Grande do Norte, já preparando as discussões para o Congresso que ocorrerá em abril. O encontro foi na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal e teve mais de 110 ativistas credenciados.

Participaram delegações de 6 entidades sindicais, tais como o sindicato dos servidores públicos federais, dos trabalhadores na saúde pública (estadual e municipal), dos bancários, das universidades federais (Fasubra), da administração indireta do estado (SINAI), e um diretor da Federação Nacional de Trânsito (FENATRAN), entidade que está discutindo a participação na Conlutas. Também participaram 4 oposições sindicais: a dos trabalhadores em educação do estado (SINTE), dos petroleiros, dos rodoviários e dos servidores públicos municipais de Natal. Além disso, estiveram presentes estudantes universitários e secundaristas.

O encontro aprovou um plano de organização e expansão da Conlutas no estado, com o apoio às oposições sindicais e contribuições financeiras regulares para a manutenção da Coordenação. Além disso, foi aprovado um Plano de Lutas, combinando as lutas das categorias, como a greve do funcionalismo federal, com a luta contra as reformas neoliberais do governo e a corrupção.

Sobre a preparação para o Conat, estão previstos quatro ônibus do estado. Foi deliberado que a discussão sobre a concepção de entidade e a idéia de estatuto será remetida para as bases das categorias, impulsionando a construção do congresso que será realizado em abril de 2006.
Post author Yara Fernandes, da redação
Publication Date