A Semana Nacional de Luta Contra as Opressões, se iniciou no dia da Consciência Negra, 20 de novembro e será realizará até o dia 25 de novembro, Dia Internacional Contra a Violência à Mulher. A jornada tem como objetivo unificar as bandeiras das mulheres e negros e negras da classe trabalhadora, para fortalecer a luta contra os governos e patrões. Confira como foram algumas atividades e a programação nas cidades.

Maranhão
No último dia 19, aconteceu a V Marcha da Periferia em São Luís, Maranhão. O tema deste ano da Marcha era a luta pela Reforma Urbana. Segundo Hertz Dias, militante do Quilombo Urbano nas últimas eleições “o Maranhão tem sido palco de inúmeros casos de repercussão nacional e até internacional como conflitos indígenas, a morte de um quilombola e a dezena de ameaçados, a chacina na Penitenciária de Pedrinhas, as ações de despejos contras moradores de áreas próximas aos grandes projetos em vias de implantação, entre tantos outros”.

A Marcha percorreu as ruas do Centro da capital maranhense com faixas, cartazes e bandeiras denunciando a violência sofrida por diversas comunidades atingidas pela onda de despejos forçados e a criminalização da periferia que luta por emprego e moradia. No percurso, a marcha se solidarizou com os trabalhadores do mercado informal que estavam tendo suas mercadorias apreendidas naquele momento em uma ação truculenta do Ministério Público Estadual e da Guarda Municipal.

A atividade foi encerrada em frente ao Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado protestando contra a governadora Roseana Sarney, reeleita para mais um mandato com dinheiro do agronegócio e das grandes construtoras, grandes responsáveis pelos mortos, feridos e despejados nos conflitos no campo e na cidade.

São Paulo

Os cem anos da Revolta da Chibata foram lembrados com exibição de filme e palestras no dia da Consciência Negra, 20 de novembro, último sábado. A atividade fez parte da programação promovida pelo Sindsef-SP. Julio Condaque, do Movimento Quilombo Raça e Classe, em uma palestra sobre o tema, lembrou que os marinheiros que fizeram história foram apagados do passado do Brasil por serem negros. Após a palestra foi exibido o filme “Memórias da Chibata”, do diretor Marcos Manhães Marins.
Ainda em São Paulo, no dia 25 de novembro será realizado um ato de luta contra violência à mulher, com todos os setores do movimento feminista, a CSP-Conlutas terá uma coluna própria. A atividade será no Pátio do Colégio, 15h.

No dia 27, às 15 horas, será realizada uma palestra com os ativistas haitianos, camaradas do Haiti, Michaëlle Desrosiers eFranck Seguy, na Sede da Apeoesp Subsede Sul.

Confira a programação
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, também no dia 25, realizará um ato, a partir das 10h, na praça Afonso Pena. O sindicato promoverá uma palestra no mesmo dia, a partir das 19h, sobre a “Revolta da Chibata”. O evento é aberto ao público. Em Alagoas, no dia 29 correrá o Congresso Nacional do Trabalhadores dos Correios com o tema “ As Questões Raciais-Estatuto Racial Avançou ou Recuou?”.

No Rio de Janeiro, no dia 30, vai ocorrer o Congresso Nacional de Quilombos Urbanos. No dia 2, Dia nacional do Samba, será realizada uma atividade no Quilombo Urbano da Pedra do Sal no Rio de Janeiro.

Post author
Publication Date