Redação

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado realiza Convenção Nacional no próximo domingo, 31, na cidade de São Paulo. O evento terá início às 14h30 e será realizado na sede do Sindicato dos Metroviários, localizado na Rua Serra do Japi, 31, no bairro de Tatuapé.

O partido vai referendar o nome da operária sapateira Vera Lúcia como candidata à presidência da República. A indígena Kunã Yporã (Raquel Tremembé), da etnia Tremembé, do Maranhão, será a vice.

Formaremos uma chapa inédita na história do nosso país, composta por duas mulheres, uma operária negra e uma indígena. Teremos o desafio de apresentar um programa socialista contra toda forma de exploração e opressão. Um programa que vai responder às necessidades mais sentidas pelo povo pobre e trabalhador”, afirma Vera.

Kunã Yporã (Raquel Tremembé) ressalta que a chapa com Vera Lúcia representa a unidade da luta dos trabalhadores da cidade, do campo e dos povos tradicionais, “na defesa de uma sociedade que respeite os direitos das populações tradicionais, dos povos indígenas, das comunidades quilombolas, assegurando demarcação, titulação e posse de suas terras e respeitando sua cultura e seu modo de vida”.

A defesa de uma sociedade igualitária, sem explorados e oprimidos, onde os recursos naturais e a riqueza produzida pelo trabalho do povo sejam todos utilizados para garantir vida digna a todas e todos, onde seja assegurada a preservação do meio ambiente. Uma sociedade que acabe com toda a violência contra os setores mais desprotegidos e que assegure a todas e todos não apenas condições materiais para uma vida digna, mas também acesso ao conhecimento, à cultura, ao lazer e a toda liberdade necessária para sua realização plena como seres humanos”, completa Kunã Yporã.

Quem é Vera?

Vera é natural de Inajá, cidade localizada no Sertão de Pernambuco.

Tem 54 anos, é casada, tem duas filhas e uma neta. Operária sapateira, Vera é formada em Ciência Sociais pela Universidade Federal de Sergipe.

Ainda menina, deixou sua terra natal junto com seus pais, que partiram em busca de melhores condições de vida e da garantia de educação aos filhos. Como a maioria dos sertanejos que chegam à grande cidade, foi morar na periferia, no bairro Santos Drummond, em Aracaju.

Desde menina teve que estudar e trabalhar, ao mesmo tempo. Foi datilografa, faxineira e garçonete.

Aos 19 anos, ao lado de outras mulheres negras, pobres, moradoras das periferias, começou a trabalhar em uma fábrica de calçados. Foi aí que começou sua militância. Está no PSTU desde a sua fundação, em 1994.

Foi candidata à governadora de Sergipe, à prefeita de Aracaju e a deputada federal.

Em 2018, foi candidata à presidência da República e teve como vice o professor Hertz Dias, do Maranhão. Juntos, formaram a primeira chapa 100% negra a disputar à presidência do Brasil.

Em 2020, Vera foi a primeira mulher negra a disputar à prefeitura de São Paulo (SP), cidade onde mora atualmente.

Quem é Kunã Yporã (Raquel Tremembé)?

Kunã Yporã (Raquel Tremembé) tem 39 anos de idade, é indígena da etnia Tremembé do Estado do Maranhão e é pedagoga.

É integrante da Associação de Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas.

Kunã Yporã (Raquel Tremembé) é parte atuante das mobilizações dos povos indígenas contra o governo de Bolsonaro e Mourão, que governam a serviço dos interesses de latifundiários, mineradoras, madeireiras, garimpeiros e grileiros, patrocinando diversos ataques aos povos originários, seja contra seus territórios, suas vidas e também de extermínio cultural.