Wilson H. da Silva, da redação

No dia 17 de junho, a Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros (GLBT) de São Paulo reuniu cerca de 2,4 milhões de pessoas. Como já havíamos anunciado (veja matérias no site), o evento foi mais uma vez marcado por uma lamentável despolitização, tendo ao mesmo tempo como tema uma denúncia mais do que correta: “Homofobia é crime”.

Seguindo a dinâmica dada pelos organizadores da Parada, os mais de 20 trios elétricos que compuseram o “desfile” inundaram as ruas com muita música e praticamente nenhuma denúncia, muito menos em relação ao governo federal, que depois de lançar, com pompa e circunstância, um programa chamado “Brasil sem Homofobia”, não investiu um centavo sequer no projeto, tornando-se, assim, cúmplice direto dos constantes ataques homofóbicos que atingem a comunidade GLBT, seja na mídia, nas escolas e locais de trabalho ou, pior, nas ruas, através de ataques fatais.
“Parada ou balada?”

O clima de despolitização do evento foi tamanho que, no dia seguinte, a manchete de um dos principais jornais da cidade, O Estado de S. Paulo, foi direto: “Parada se assume como balada”. Apesar de não termos nada contra festas e outros eventos que dêem visibilidade à livre orientação sexual, é fundamental que se recupere o espírito de luta que deu origem ao Dia do Orgulho Gay, em 28 de junho de 1969, quando a comunidade GLBT de Nova Iorque promoveu uma verdadeira rebelião contra a homofobia.

Neste sentido, assim como ocorreu em São Paulo e em Campinas (SP) (veja boletim no site), o PSTU conclama a todos os lutadores, particularmente seus parceiros na Conlutas e na Frente de Esquerda a levarem suas bandeiras e protestos às próximas Paradas para reafirmar em alto e bom som que a luta contra a homofobia não só tem que se dar todos os dias como também através de ações diretas contra o sistema que propaga e incentiva a opressão e a exploração.

Próximas paradas

Junho
30 – Olinda (PE)

Julho
02 – Goiânia (GO) e Curitiba (PR)
06 – Salvador (BA)
09 – Florianópolis (SC)
16 – Belo Horizonte (MG)
e São Luis (MA)
30 – Rio de Janeiro (RJ),
Uberaba e Contagem (MG)
e Aracaju (SE)

Agosto
04 – João Pessoa (PB)
13 – Maceió (AL)
27 – Belém (PA) e Macapá (AP)

Setembro
01 – Recife (PE)
03 – Salvador (BA)
17 – Natal (RN)
24 – Santo André (SP)

(veja calendário completo
no site)
Post author
Publication Date