Resultado de 82% dos votos mostra o respaldo da categoria à atual direção do sindicatoNos dias 22 e 23 de janeiro, pouco antes do início do Fórum Social Mundial, ocorreu a eleição do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém. A chapa Avançar Conlutas, formada por militantes do PSTU e independentes, derrotou a chapa Unidade Operária (PCdoB/CTB). A votação foi de 1.589 votos contra apenas 317.
Essa vitória é fruto do sistemático trabalho que o principal sindicato da Conlutas no Pará desenvolve junto a sua base. A categoria é um dos batalhões mais pesados e explorados dos trabalhadores. No ano passado, após travarem uma intensa batalha contra a patronal na campanha salarial, os operários conseguiram arrancar um reajuste de 15%, o maior da categoria em nível nacional, além da participação nos lucros e resultados.

Pronto para a crise
Agora, com esta eleição, os operários e sua direção estarão renovados, com mais energia para enfrentar a crise mundial e as demissões que já começaram. Só em dezembro foram dadas férias coletivas para 1.500 trabalhadores. Atualmente, dezenas de obras estão completamente paradas, com algumas empresas ameaçando falência.
Portanto, que venham os patrões! “Se esta crise aumentar, vamos ter de ocupar obra, ocupar prédio”, diz Ailson Cunha, coordenador-geral do sindicato e militante do PSTU.

Post author Dinorah da Silva e Gilberto Marques, de Belém (PA)
Publication Date