Famílias comemoram ocupação

Cerca de 80 famílias de trabalhadores sem-terra ocuparam na madrugada de domingo 13 de agosto de 2006, a Fazenda Muquem, conhecida por “Pirapitinga”, localizada a 52 km da cidade de Coromandel-MG, região do Alto Paranaíba, com 700 hectares de terra improdutiva. Esta ocupação foi fruto da participação e organização dos/as companheiros/as do MTL, da CONLUTAS e dos movimentos estudantil e sindical.

As famílias encontravam-se acampadas às margens da rodovia que corta o município, algumas há mais de cinco anos, sem qualquer providência das autoridades municipais, estaduais ou federais para resolver a questão da reforma agrária.

A fazenda encontra-se totalmente improdutiva há vários anos, a sede e os barracões encontram-se em estado de total abandono, inclusive o mato já tomou conta de tudo. Os trabalhadores chegaram ao local e já iniciaram a limpeza do mato ao redor da sede. O imóvel será usado para atividades coletivas da comunidade, como reuniões, festa, guarda de alimentos.

Podemos considerar que esta é a segunda ocupação que a Conlutas tem uma participação efetiva. A ocupação se dá em uma região importante de Minas Gerais, que já conta com várias ocupações. Com está ocupação aumentamos ainda mais a participação e representação da Conlutas no campo em Minas Gerais.

Precisamos dar continuidade ao apoio a todas as famílias que se encontram acampadas, por isso Conlutas-MG está desenvolvendo uma campanha de solidariedade, na qual estamos recolhendo roupas e alimentos não-perecíveis na sede (Av. Amazonas, 491, sl 224 – Centro – Belo Horizonte -CEP: 30180-000. Tel: (31) 3271-2406 ou (31)9614).

  • Veja o especial sobre a ocupação da Conlutas em Caçapava (SP)