Congresso reuniu mais de 250 delegados
Andes-SN

Foi realizado do dia 14 a 20 de janeiro em Goiânia (GO) o 27º Congresso do Andes – Sindicato Nacional, o sindicato dos docentes do ensino superior do país. Sob o lema “Avançar na luta em defesa da universidade pública e dos direitos dos docentes”, o evento contou com a participação de 66 seções sindicais, totalizando 254 delegados, 20 observadores e 10 convidados.

Após uma semana de intensos debates sobre o movimento docente e a situação precária da educação imposta pela política do governo Lula, os delegados aprovaram um plano de luta para 2008. Além da difícil situação da educação pública, os docentes enfrentam ainda o rompimento unilateral das negociações salariais por parte do governo, que ainda ameaça a congelar o salário da categoria este ano.

“A conclamação dos docentes para discutir a greve é de extrema importância para a luta da categoria, principalmente após passarmos 2007 sem nenhum reajuste e enfrentarmos a ameaça do governo de congelamento salarial parra 2008. Além, é claro, de as negociações com a categoria terem sido interrompidas de forma abrupta, com o governo tentando impor um acordo que, agora, ele mesmo já demonstra que não irá cumprir”, afirma o presidente do Andes-SN, Paulo Rizzo.

Os delegados também aprovaram um plano de luta para os docentes do ensino superior particular que, entre outros pontos, exige a adoção de piso salarial correspondente a dois salários mínimos do Dieese para carga horária de 20 horas semanais, independente do regime de trabalho.

Outros pontos que devem direcionar a mobilização da categoria este ano deverão ser a luta contra a reforma universitária, através do Reuni, e contra a criminalização dos movimentos sociais imposta pelo governo.

Conlutas
O Congresso do Andes reafirmou o compromisso da categoria na construção de uma alternativa de luta no processo de reorganização, dando amplo apoio à organização do 1º Congresso Nacional da Conlutas que acontece em julho. Os docentes apresentarão, neste semestre, contribuições à formulação do estatuto da Conlutas.

*Com informações do Andes-SN