Os motivos das demissões na Embraer vão muito além da queda de pedidos de aeronaves ou prejuízos na bolsa. Há um enxugamento, cujo objetivo estratégico é aumentar a produtividade. Ao final da carnificina, as empresas vislumbram um cenário com menos trabalClique aqui para baixar o artigo na íntegra (.doc)

Uma breve análise dos indicadores das principais empresas do Brasil de hoje, como Vale, Embraer e montadoras, mostra que a situação financeira não condiz com as demissões. Os números exibem muito lucro e liquidez financeira tanto para curto quanto para longo prazo. As empresas, com dinheiro em caixa, não conseguem justificar as demissões. Então, qual o verdadeiro motivo?

A ganância da Embraer, que não tem recuado de uma demissão sequer, faz com que avancemos até outras conclusões. O mundo capitalista está vivendo uma crise de superprodução. E grandes empresas, como a Embraer, se preparam para o processo de queima de capitais. No Brasil, percebe-se que o grande capital está travando uma verdadeira luta política. Não economiza esforços para aprofundar o neoliberalismo na esfera da produção.

“Pós-guerra”, crise e neoliberalismo
No pós-guerra fundou-se um sistema mundial sob a hegemonia dos Estados Unidos, baseado na “guerra fria” e no Estado de Bem Estar Social. A expansão capitalista e o crescimento econômico em países aliados construíram as bases para a posterior queda no nível de lucratividade do capital, situado principalmente nas economias líderes – Estados Unidos, Japão e Alemanha. O “boom do pós-guerra” chegava ao fim, trazendo consigo mazelas sociais e inaugurando uma nova situação política mundial.

Na década de 1970, diante do cenário de crise estrutural, os governos dos Estados Unidos adotaram políticas de socialização das perdas. A estratégia foi criar condições para um projeto de recuperação econômica, do controle e da expansão do capital financeiro, mantendo a hegemonia dos EUA. A eleição de Ronald Reagan marca uma nova etapa. Ele intensificou as iniciativas para a recuperação da economia norte-americana, como políticas econômicas restritivas e a liberalização dos mercados. Prosseguiu o que Nixon começara, ampliando as relações com a China e o mundo asiático.

A década de 1980 marca o início da internacionalização do capital financeiro. Em 1979, o Banco Central americano eleva a taxa de juros. Termina o controle dos movimentos de capitais, dando início a um amplo processo de desregulamentação financeira. O ponto alto veio na década seguinte, com a incorporação da América Latina e do Leste Europeu, após a “queda do muro”.

A internacionalização capitalista apareceu como resposta à crise. O projeto de recuperação foi a “globalização”. Houve expansão das relações sociais imperialistas. O neoliberalismo é a síntese das relações sociais de produção exportadas, meio pelo qual se passou a explorar os trabalhadores e as riquezas dos países dependentes a fim de garantir o nível de lucratividade do grande capital.

A situação financeira e produtiva da empresa Embraer
A Embraer, conforme seu site, dispunha de R$ 3,6 bilhões disponíveis no final de 2008. A situação produtiva também não justifica as demissões. A Embraer informou que existem pedidos firmes (encomendas que não podem ser canceladas), no valor de US$ 20,9 bilhões.

Então por que as demissões? Na reunião no TRT de Campinas os representantes da empresa evidenciaram: a estratégia é aumentar a produtividade do trabalho.

Vamos aos dados. Antes das demissões, a unidade de São José dos Campos tinha 8.186 trabalhadores mensalistas (administrativo, técnico, engenharia etc.) e 7.492 horistas (trabalhadores da produção). Se multiplicarmos a quantidade de horistas (7.492) com uma jornada semanal de 43 horas, perfaz um total de 322 mil horas semanais. Considerando o total de trabalhadores, tem-se 674 mil horas de trabalho semanal. Isto quer dizer que para produzir uma quantidade X de aeronaves, a Embraer dispunha dessa capacidade produtiva em horas de trabalho por semana.

Com as 3.776 demissões de trabalhadores horistas da planta de São José, agora a Embraer dispõe de 3.716 horistas e um montante de 159 mil horas semanais. A empresa demitiu mais da metade do setor produtivo da planta.

Grosso modo, considerando os trabalhadores horistas, para produzir 204 aeronaves em 2008 ela gastou 322 mil horas semanais. Em termos mais específicos, ela gastou em média 1.578 horas semanais por aeronave. Logo, se em 2009 produzir 242 aeronaves, conforme anunciou o presidente da empresa, entende-se que vai usar quase 382 mil horas de trabalho por semana.

Dispondo de apenas 159 mil horas semanais com os horistas que permaneceram na empresa, como ela produzirá 242 aeronaves em 2009? Mesmo considerando uma divisão de trabalho com os mensalistas (engenharia, por exemplo), só resta uma explicação: aumentando a exploração sobre os trabalhadores que ficaram na empresa.

Os argumentos da empresa situam-se em dois pontos. O primeiro é de que os aviões que serão produzidos em 2009 necessitam de menos horas de trabalho. É no mínimo estranho. As vendas da empresa nos últimos anos se concentraram na aviação comercial, em torno de 65% da receita bruta. Mesmo que aceitemos a redução em horas de trabalho, convém notar que a diferença entre 381 mil e 159 mil horas semanais é muito grande.

O outro argumento da Embraer é a redução de demanda no próximo período. Também é duvidoso. Sabe-se que há 20,9 bilhões de pedidos firmes. Em 2007 ela faturou 9.983 bilhões e vendeu 169 aeronaves, com preço médio de aproximadamente R$ 60 milhões. Considerando esse preço médio, ela vai ter que produzir cerca de 350 novas aeronaves. Além disso, tanto a produção de 2008 como a projeção para 2009 é maior do que a realizada em 2007, logo, vai necessitar de mais horas de trabalho.

É possível entender o aumento na produtividade considerando o capital financeiro e as relações imperialistas. Nos mercados financeiros não há mais condições de tirar altos lucros. Também se espera uma queda na receita operacional. Então o capital financeiro está exigindo aumento de produtividade, de exploração, para garantir lucro e o parasitismo dos países imperialistas. Entende-se que essa é a política do imperialismo para a periferia do sistema. Noutros termos, a crise irá aprofundar o neoliberalismo.

Centralização de capitais
Nas últimas décadas, o capital financeiro centralizou as forças produtivas que estavam em poder do Estado. O exemplo foram as privatizações. Houve também centralização de empresas privadas. Tal processo deu-se contra as aspirações nacionalistas forjadas no pós-guerra. David Harvey, autor de “O Novo Imperialismo” (2004), destaca a importância de tal processo para a acumulação capitalista fazendo uso do conceito de “acumulação por espoliação”.

Agora há uma nova realidade. Em várias economias, também na brasileira, os principais setores produtivos estão sob controle das grandes multinacionais. A concorrência capitalista ficou ainda mais internacionalizada.

O movimento de Embraer, Vale e outras grandes empresas mostra que elas estão buscando se capitalizar para a nova etapa da concorrência capitalista. Esse é o sentido da Embraer em relação a Bombardier (Canadá), por exemplo. A primeira vista entende-se estar nascendo uma nova etapa no sistema mundial de Estados.

A exploração dos países semicoloniais
Os países centrais vivem o parasitismo. Lênin demonstrou que se trata de um problema estrutural do desenvolvimento do capitalismo monopolista. Mostrou também que as exportações de capitais aparecem como contratendência, criam-se relações de dominação, exploração e extração do excedente econômico dos países semicoloniais.

O capital financeiro está tentando aprofundar a exploração sobre os trabalhadores, principalmente dos países que reservam boa dotação de forças produtivas e grandes mercados, é o caso do Brasil no contexto da América Latina, da China, Índia.

A maneira pela qual é aprofundado o neoliberalismo na esfera da produção do valor. Percebe-se um movimento para ampliar a exploração, através da redução de salários por meio da flexibilização, e de forma indireta através da ampliação do exército industrial de reserva. O ataque é dirigido contra a classe operária. Temos que entender essa nova situação política.

Resta aos trabalhadores o convencimento de que o capital quando vive uma crise estrutural luta politicamente por novas condições estruturais de produção. Esse é o sentido da afirmação de Lênin de que na fase imperialista as forças produtivas estão em decadência. É isso que nos ensina a experiência da primeira metade do século XX. Estamos entrando numa nova etapa e é preciso enxergar o problema das demissões para além das demonstrações financeiras das grandes empresas.

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