Chapa da Conlute vence eleições do DCE da UFRJ

Os estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro foram às urnas nesta semana, para escolher a próxima diretoria do DCE. A chapa 2, formada por estudantes da Coordenação de Luta dos Estudantes, por militantes do PSTU e do Reage PT, recebeu 3.685 votos, ou seja, 56,07% do total. A chapa reivindicava o balanço de luta da última gestão, no qual o DCE esteve à frente de diversas lutas dos cursos e colocou-se como uma das principais entidades nacionais, contruindo a Conlute e preparando a luta contra a reforma Universitária.

A eleição foi marcada pelo boicote de diversos setores, que, após terem inscrito suas chapas, trabalharam conscientemente para que a eleição não atingisse o quórum, o que evitaria a vitória da Chapa 2. No entanto, a estratagema não deu certo. O quórum não só foi atingido como ultrapassado, com 6.570 votos, e os estudantes confirmaram uma diretoria que esteja a frente da luta contra a reforma e pela ruptura com a UNE.

As demais chapas, com exceção da Chapa 1, que também integra a Conlute, se retiraram da apuração e tentam agora um golpe contra o processo eleitoral, para evitar que a entidade permaneça com seu perfil democrático e de luta. Confira abaixo o resultado da apuração, que foi concluída na madrugada desta sexta-feira, 06 de maio.

CHAPA 2 (PSTU / Reage PT) – 3.684 – 56,07%
CHAPA 1 (Organização Marxista Proletária
/ Movimento de Emancipação Popular ) – 1.273 – 19,37%
CHAPA 4 (PCdoB) – 926 – 14,09%
CHAPA 3 (PCB) – 181 – 2,75%
CHAPA 5 (Articulação e Democracia Socialista) – 97 – 1,47%
Votos brancos – 90
Votos nulos – 319

TOTAL DE VOTOS – 6.570