Cerca de 3.500 moradores da Ocupação Pinheirinho protestam na Rodovia Presidente Dutra contra despejo

Cerca 3.500 mil moradores da Ocupação Pinheirinho, em São José dos Campos, realizaram na manhã desta sexta-feira (6) o trancamento da Rodovia Presidente Dutra, no sentido Rio de Janeiro, por duas horas. A manifestação, organizada pelo MUST (Movimento Urbano dos Sem Teto) com o apoio da CSP-Conlutas, tem o objetivo de evitar a reintegração de posse do terreno prevista para acontecer após o recesso do Judiciário, que termina na próxima segunda-feira. Além disso, os moradores também denunciam a ação truculenta e intimidatória da polícia militar feita na comunidade na quinta-feira (5).

Segundo informações do integrante do MUST Valdir Martins, o Marrom, cerca de 200 policiais invadiram a comunidade do Pinheirinho, quebraram casas e coagiram trabalhadores e trabalhadoras. “Estamos aqui denunciando essa ação e para reivindicar uma posição do prefeito que não faz nada para regularizar a situação dos moradores”, ressaltou.

Desde julho de 2011, as mais de 1.577 famílias que vivem no local aguardam apreensivas a reintegração de posse determinada pela juíza da 6ª Vara Cível de São José, Márcia Loureiro e vivem o drama de serem despejados a qualquer momento.

  • Envie uma moção de repúdio às autoridades e ajude a impedir uma tragédia