Nos dias 20, 21 e 22 os candidatos Vanessa Portugal (governadora), Maria da Consolação (senadora), Cacau (Dep. Federal) e Giba (Dep. Estadual), da Frente de Esquerda Socialista, fizeram campanha no norte de Minas Gerais, percorrendo as cidades de Janaúba, Montes Claros, Pirapora, Jequitaí e Três Marias.

No domingo, os candidatos marcaram presença na 10º Romaria das Águas de Minas Gerais, que neste ano teve como tema central a luta contra a Transposição e pela Revitalização do Rio São Francisco. Durante a romaria, várias lideranças fizeram declarações, explicando porque devemos defender o Velho Chico contra o projeto de transposição do governo Lula. Entre eles estavam Frei Gilvander, Ruben e Alemão, coordenadores da CPT – Comissão Pastoral da Terra.

Na segunda-feira, os candidatos fizeram panfletagem e conversaram com os trabalhadores nas principais fábricas de Pirapora, como a Liasa, a Minas Ligas e a Inonibrás, acompanhados de diretores do Sindicato dos Metalúrgicos, que estavam apoiando as candidaturas.

Para Giba, que além de candidato é metalúrgico há 30 anos, a atividade foi muito boa: “Não é sempre que conseguimos entrar nos ônibus da empresa e conversar diretamente com os trabalhadores. Isso só foi possível pelo apoio dos diretores do sindicato e pela boa receptividade das nossas candidaturas entre os metalúrgicos”.

Depois da atividade nas fábricas, os candidatos visitaram o acampamento da Fazenda da Prata, onde fizeram reunião com 50 lideranças do MST. Na reunião, apresentaram os principais pontos defendidos pela Frente de Esquerda e demonstraram que querem a unidade na luta entre os trabalhadores da cidade e do campo, através da Conlutas. “Para nós, a reforma agrária só será conquistada através da luta comum dos trabalhadores do campo e da cidade, para enfrentar os fazendeiros e acabar com os latifúndios. Nós estamos ao lado de vocês nesta luta, agora nas eleições, e depois das eleições, através da Conlutas”, afirmou Vanessa Portugal.

Vanessa vai a debate na Unimontes
À noite, os candidatos participaram de debate com estudantes da Unimontes, campus de Pirapora. O debate foi entre Vanessa Portugal e uma candidata a deputada do PT, que representava Nilmário Miranda. Durante o debate, Vanessa deixou claro que Nilmário e Lula (PT) hoje defendem o mesmo projeto de Aécio e Alckmin (PSDB) e, portanto, não são alternativa para os trabalhadores e o povo pobre de Minas e do Brasil. “O PT mostrou que governa para os ricos, assim como o PSDB. Nestas eleições, é preciso construir uma nova alternativa, com Heloísa Helena presidente e com os candidatos da Frente de Esquerda, que continuam na luta ao lado dos trabalhadores, da juventude e não se venderam”, disse Vanessa.

Os estudantes fizeram perguntas sobre como deixar de pagar a dívida externa, sobre a reestatização da Vale do Rio Doce, sobre a corrupção e principalmente sobre a situação da educação no norte de Minas e no país.

A candidata do PT acabou cumprindo o triste papel de defender o governo Lula, tanto em relação à política econômica, que, segundo ela, “não é neoliberal”, quanto em relação à corrupção, que seria problema “apenas de alguns que já foram afastados”. Ela defendeu até mesmo os miseráveis programas sociais, que seriam “necessários enquanto não podemos fazer mais”.

Visita de solidariedade em Jequitaí
Na terça-feira pela manhã, os candidatos interromperam o roteiro de campanha para prestar solidariedade ao MST que teve seu acampamento incendiado a mando de fazendeiros em Jequitaí.

Os candidatos acompanharam a delegação da Conlutas e do Sindicato dos Metalúrgicos de Pirapora, que foram ao acampamento, documentaram o acontecido e colheram depoimentos dos trabalhadores. Para Cacau, “os fazendeiros estão se sentindo fortes, porque Lula e Aécio são coniventes com os atentados aos trabalhadores rurais e defendem os latifundiários em vez de fazerem a reforma agrária. Queremos que vocês saibam que vocês não estão sozinhos”.

Apoio de metalúrgicos de Três Marias
Na tarde de terça, os candidatos fizeram campanha em Três Marias. Primeiro, houve panfletagem e conversa com os trabalhadores da Votorantin Metais, principal fábrica da região. Logo após, ocorreu uma reunião com os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos e com ativistas da categoria.

Os candidatos denunciaram a direção da empresa, que mesmo tendo lucros recordes, se recusa a dar salários e condições de trabalho dignos a seus empregados. Segundo Giba, “o grupo Votorantin é um dos maiores do país e trata seus trabalhadores de forma vergonhosa. Precisamos impedir a reforma sindical e trabalhista que Lula quer fazer, senão a situação vai piorar ainda mais”.

Vanessa denunciou que “além de tudo, a V&M polui o Rio São Francisco há mais de 40 anos e o governo Aécio não faz nada a respeito, pois a Votorantin doou R$ 1 milhão para a sua última campanha”. Na reunião, vários diretores do sindicato e trabalhadores manifestaram seu apoio às candidaturas da frente.

As candidaturas da Frente de Esquerda em Minas já têm apoio de setores sociais bastante amplos, como pastorais da igreja, trabalhadores rurais, movimento sindical, estudantes e juventude em geral. Além disso, o apoio de diversos sindicatos do estado tem sido determinante para expandir a campanha para todas as regiões.

LEIA TAMBÉM

  • Fazendeiros incendeiam acampamento do MST em Minas Gerais