Os versos acima são do rap “Rimas da libertação”, do grupo “O levante”, que faz parte do “Coletivo de Hip Hop Lutarmada”. Além deles, as noites e intervalos do Encontro foram marcados por animadíssimas festas embaladas aos sons que caracterizam a riqueza da cultura negra brasileira.

Teve de tudo. As batidas do reggae se revezaram com o gingado do samba e mesclaram-se com os tambores afros do “Movimento Cultural Vai-Vai Brasil”, organizado por Liberto Solano Trindade, numa mescla de explosão de alegria e consciência do quanto o resgate de nossas tradições culturais são importantes não só para a construção de nossa identidade racial, mas também como canais para a conscientização política.
Uma possibilidade que foi traduzida por Gás-PA, do “Lutarmada”, em entrevista concedida para o Opinião Socialista (leia no portal): “Para gente é muito importante estar junto na luta da população preta numa perspectiva classista. No momento em que a parcela majoritária das organizações do povo preto estão atreladas ao poder, rebaixando sua política em função da dependência das instituições do poder, é legal buscar se unir com o pessoal que não tem esse atrelamento”.

Post author
Publication Date