Na quarta-feira, 22 de junho, o Senado aprovou a anistia para os 439 bombeiros do Rio de Janeiro. Esta é uma vitória parcial importante da categoria. A expectativa deles é que a Câmara Federal vote o projeto de lei antes do recesso.
No domingo, 26 de junho, os bombeiros e as categorias em luta no Rio de Janeiro voltaram a ocupar as ruas. Milhares de pessoas fizeram uma caminhada no Aterro do Flamengo, contando com o total apoio da população carioca. Os bombeiros colheram assinaturas para o abaixo-assinado que será encaminhado ao Congresso Nacional, por meio de uma caravana cujo objetivo de pressionar pela votação definitiva da anistia.

Bombeiro no Congresso da Anel

Na quinta-feira, 23 de junho, o líder dos bombeiros, o cabo Benevenuto Daciolo esteve presente à abertura do Primeiro Congresso da Anel. Sua fala foi recebida com entusiasmo pela esmagadora maioria dos presentes, que sufocaram os protestos de uma minoria identificada com as posições da LER (Liga Estratégia Revolucionária), que não compreendem a importância do apoio a luta dos bombeiros. Vestido com uma camisa da Anel, Daciolo puxou palavras de ordem que foram repetidas por quase todo o Congresso. Ressaltou a importância da luta da juventude contra os regimes ditatoriais e chamou os estudantes a engrossar a luta contra a postura ditatorial de Sérgio Cabral (PMDB).

Bombeiros voltam a tingir o rio de vermelho
No domingo, 26 de junho, cerca de sete mil pessoas tingiram o Aterro do Flamengo de vermelho na continuidade da luta pela anistia irrestrita e pelas reivindicações salariais dos bombeiros.

E profissionais da educação estavam de preto
Também se destacou uma coluna dos profissionais da educação que estão em greve e estavam vestidos com roupas pretas, em protesto pela situação de descaso do governo com a educação pública no Rio. Outra coluna que se destacou foi a de azul dos policiais militares, que também compareceram em bom número a manifestação. Integraram também a manifestação uma coluna da CSP-Conlutas e uma coluna do PSTU. O adesivo do PSTU, “Cabral ditador do Rio”, foi distribuído amplamente.
Após uma caminhada pelo aterro foi organizada uma carreata gigante que se dirigiu pela orla até o Recreio dos Bandeirantes, sempre contando com o apoio da população do Rio de Janeiro.

Dia dos bombeiros
O próximo grande ato dos bombeiros será no dia 2 de julho, dia que é a data nacional da categoria. Será mais um passo importante na luta contra a intransigência do governador Sérgio Cabral, que perdeu fragorosamente a batalha pela opinião pública, ao tentar jogá-la contra os bombeiros. O governador está numa situação cada vez mais delicada ao ficarem evidente suas relações promíscuas com os grandes empresários do Rio de Janeiro.

Os bombeiros estão conscientes de que só com a continuidade da mobilização poderão garantir a vitória, e conscientes, também, de que ela é possível.
Post author
Publication Date