No último dia 13 de março, sexta-feira, realizou-se em Belém (PA), no Sindicato dos trabalhadores da Construção Civil, a atividade das mulheres operárias para o 8 de março, dia internacional de luta da mulher, que contou com a participação de cerca 80 operárias da base da categoria. Elas se reuniram para debater e elaborar políticas concretas para melhorias de condições de vida dentro e fora dos seus locais de trabalho, também discutiram políticas de combate à violência a mulher, contra todos os tipos de assédios, contra o machismo e contra a opressão.

Foi uma atividade realizada pela secretaria de mulheres do sindicato, com o apoio do MML (Movimento Mulheres em Luta) e com todo o empenho da diretoria do sindicato que, em conjunto, mobilizou com passagens em obras fazendo o debate dentro dos canteiros, mostrando para as operárias e operários a importância da luta cotidiana contra o machismo e da importância da organização das mulheres enquanto classe.


Vereador do PSTU em Belém, Cleber Rabelo

No dia internacional da mulher, as mulheres não tem o que comemorar
Convivemos com uma patronal altamente machista que utiliza a mão-de-obra qualificada, mas paga salários rebaixados, não permitindo às mulheres da categoria ter perspectivas de progredir profissionalmente. Soma-se a isso a violência que as mulheres estão submetidas no cotidiano tanto dentro quanto fora dos seus locais de trabalhos.

Na mesa da atividade denunciamos o governo Dilma que, apesar de ser uma mulher, não poupa esforços em aplicar ataques às mulheres trabalhadoras, como o corte no orçamento da saúde, da educação e a aplicação das MP’s 664 e 665, que retiram direitos que afetam diretamente as operárias da Construção Civil, pois o índice de rotatividade delas nas empresas é constante. E apresentamos a campanha do MML de exigência ao governo que se aplique imediatamente 1% do PIB em investimentos para políticas no combate a violência. Também discutimos a continuidade de nossa campanha contra a violência moral e sexual dentro dos canteiros de obras exigindo da patronal qualificação e classificação.