Nos dias 19 a 21 de maio, acontecerão as eleições para a diretoria do Sindicato dos Bancários do Maranhão, entidade que é referência nacional de luta e resistência. Junto com os sindicatos do Rio Grande do Norte e de Bauru e com várias oposições pelo país, compõe o Movimento Nacional de Oposição Bancária (MNOB).

A chapa 1 (Unidade, Resistência e Luta) é formada pela maioria da atual diretoria, que busca aliar sua experiência ao ânimo renovado de jovens companheiros surgidos das últimas lutas da categoria. Diretores que compõem a minoria que rompeu com os princípios da atual gestão se aliaram à Articulação, corrente majoritária do PT, para formar uma chapa de oposição com o firme propósito de submeter as decisões democráticas tomadas pela categoria à política governista da Contraf-CUT.

A chapa 1 foi lançada no último sábado, dia 18, com a presença de integrantes das mais diversas regiões do estado, apoiadores e representantes de entidades e oposições sindicais que prestaram apoio à chapa 1, como o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e MPU, a AFBNB e as Oposições Educação, Sindsep e urbanitários.

No programa da chapa, consta a luta por emprego, salários e direitos, além de inúmeras bandeiras que a Contraf-CUT abandonou nos últimos anos, como o repúdio à política de mesa única de negociação. A mesa única tem causado prejuízos aos bancários da rede pública e privada que acumulam enormes perdas salariais. Também defende a conquista da isonomia aos novos empregados dos bancos públicos e o fortalecimento dos bancos regionais.

A vitória da chapa 1 representará a permanência do Sindicato do Maranhão ao lado dos interesses dos trabalhadores. Será um importante passo no fortalecimento de um sindicalismo democrático e classista em contraposição ao autoritarismo e governismo da Contraf-CUT.

Leia, abaixo, o manifesto da chapa 1.

MANIFESTO DA UNIDADE, RESISTÊNCIA E LUTA – CHAPA 1
A CHAPA DO SINDICATO, A CHAPA D@S BANCÁRI@S

A escolha de uma nova diretoria para o SEEB-MA acontece num período crítico para a classe trabalhadora, em geral, e para os bancários, em particular. Em meio à crise econômica mundial, que se revela a pior desde 1929, os banqueiros passam a incrementar a prática de demissões e anunciam acordos com redução de salários e direitos, a despeito de, ainda que em crise, os bancos alcançarem lucros bilionários.

A atual diretoria, de maioria sempre coerente com a defesa dos bancários nas tantas lutas à frente da categoria, construiu e consolidou a imagem do Sindicato dos Bancários do Maranhão, tornando-o referência de respeitabilidade nos cenários local e nacional. Coerência pautada no respeito aos princípios democráticos, traduzida na prioridade dos interesses dos bancários. Neste Sindicato, as decisões são precedidas de amplos debates, considerando a vontade da maioria, que sempre dá a última palavra.

A autonomia e independência do SEEB-MA são vistas, porém, com maus olhos por parte de alguns membros desta Diretoria, os quais, lamentavelmente se desmembraram para criar uma segunda chapa. As razões do grupo divisionista não são outras senão conciliar política sindical com as políticas capitalista e partidária dos banqueiros e do governo federal, respectivamente.

Os divisionistas pregam cega obediência à CONTRAF/CUT e assim agem quando assumem radical defesa de índices rebaixados de reajustes salariais; quando renunciam a recuperação das históricas perdas salariais outrora prioritárias; quando assumem intransigentemente a manutenção da Mesa Única da Fenaban, instrumento que tem causado lastimáveis prejuízos aos bancários tanto da rede pública quanto da rede privada. Ou seja, quando rompem com as nossas decisões autônomas, independentes e soberanas, assumindo as políticas de submissão e nociva parceria aos interesses da categoria.

Para combater lamentáveis desvios, aliando o ânimo renovado de jovens companheiros à experiência de vários dos atuais diretores, a Chapa 1 Unidade, Resistência e Luta se lança ao desafio de manter as diretrizes vitoriosas da atual gestão.

Daí conclamarmos a categoria bancária maranhense a, nos dias 19, 20 e 21 de maio, pelo voto consciente, conosco dividir as responsabilidades deste desafio.

Assuma conosco estas bandeiras:

  • Contratação de mais bancários
  • Igualdade dos direitos entre novos e antigos (isonomia)
  • Reposição das perdas salariais
  • Respeito ao direito de greve
  • Respeito à jornada de 6 horas de trabalho
  • Mais investimentos na área de esportes, lazer e cultura
  • Fim do banco de horas: pagamento de 100% das horas-extras
  • Combate ao assédio moral
  • Garantia do emprego: não às demissões
  • Mesa dos bancos públicos em campanha unificada
  • Fortalecimento dos bancos públicos como agentes de desenvolvimento

    POR EMPREGO, SALÁRIOS E DIREITOS!
    SINDICATO É PRA LUTAR