O 5º Congresso Nacional da CSP-Conlutas será realizado de 7 a 10/09 | Foto: Romerito Pontes
Redação

Com o lema “Onde as lutas contra os governos, os patrões e à toda forma de opressão se encontram”, de 7 a 10 de setembro, no Clube Guapira, na cidade de São Paulo (SP), vai acontecer o 5º Congresso Nacional da CSP-Conlutas.

O evento será realizado em um momento de particular importância da luta das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros, quando é necessário reafirmar a relevância do classismo, independência de governos e patrões, democracia e internacionalismo.

Metalúrgicos, siderúrgicos, mineiros, operários da construção civil, petroleiros, químicos, bancários, trabalhadores dos Correios, trabalhadores e trabalhadoras da saúde e educação públicas, funcionalismo das três esferas, trabalhadores rurais, os que lutam por reforma agrária e moradia, contra as opressões, povos indígenas, quilombolas, desempregados, aposentados e aposentadas e juventude se encontrarão no 5º Congresso Nacional da CSP-Conlutas, central sindical e popular.

Assembleias

Os sindicatos e movimentos filiados à CSP-Conlutas já começaram a realizar as assembleias para a eleição de delegadas e delegados ao congresso nacional da Central. Amanhã (2/8), o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região realiza assembleia na sede do Sindicato. Para que todos tenham a oportunidade de participar, haverá assembleia em três horários: 10h, 15h30 e 17h30.

O Congresso da CSP-Conlutas é sempre um momento para troca de experiências entre diferentes categorias da classe trabalhadora, mas é, principalmente, um momento de tomada de posição em relação ao cenário político atual”, afirma Antônio Ferreira de Barros, o Macapá, diretor do Sindicato e membro da Executiva Estadual da CSP-Conlutas São Paulo.

O Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e Região já realizou assembleia para eleger delegados e delegadas da categoria. A oposição do Cpers (sindicato da educação-RS) realizou assembleia virtual e também elegeu delegados delegadas. O Sindsaúde-RN vai eleger 47 delegados e delegadas, distribuídos em 13 assembleias entre Natal e interior.

As assembleias serão realizadas até o dia 23 de agosto. Podem ser realizadas de forma híbrida e virtual, além de presencialmente.

Cronograma

19 de junho a 23 de agosto – Período de realização das assembleias das entidades sindicais e movimentos populares (comunicação à Secretaria com pelo menos cinco dias de antecedência).

31 de agosto – Data limite para inscrição dos participantes das entidades sindicais e movimentos populares e pagamento das taxas desses setores.

24 de agosto a 06 de setembro – Eleição dos representantes dos movimentos de luta contra a opressão e juventude (5% conforme o Estatuto).

6 de setembro – Data limite para inscrição e pagamento das taxas dos movimentos de luta contra a opressão e juventude.

Site do congresso: http://congresso5.cspconlutas.org.br/

Baixe as artes do 5º Congresso: AQUI.

*Com informações do site da CSP-CONLUTAS