No final do mês de março próximo, o presidente Lula viaja aos Estados Unidos retribuindo a visita do presidente norte-americano ao Brasil. Segundo informa o site oficial da Casa Branca, Lula será recebido por Bush na casa de campo oficial dos presidentes norte-americanos de Camp David, em Maryland, no dia 31.

Ainda de acordo com o site da Casa Branca, o objetivo dessa hospedagem será “explorar caminhos” para “aprofundar o relacionamento entre Brasil e Estados Unidos, trabalhando juntos para fortificar a democracia e a cooperação econômica internacional”. Na nota, a discussão sobre etanol e fontes alternativas de energia aparece secundarizada, revelando as verdadeiras razões para os acordos e aproximações entre Bush e Lula.

Nunca os Estados Unidos estiveram tão satisfeitos com um presidente brasileiro. Esse é um privilégio concedido a poucos governantes estrangeiros, o que coloca Lula entre os homens de confiança de Bush. A última vez que um presidente recebeu essa “honraria” foi em 1991, cedida ao então presidente do México, Carlos Salinas. Lula será o primeiro latino-americano recebido por Bush na casa.

O embaixador brasileiro nos Estados Unidos declarou à imprensa que a escolha de Bush pela casa de campo para sediar a visita de Lula explicita o caráter íntimo das relações entre os dois países. Esse estreitamento de relações é o elemento necessário para minimizar os efeitos do antiamericanismo – fortíssimo na América Latina – e mesmo para tentar reduzi-lo. O povo latino-americano, porém, não parece estar disposto a aceitar mais exploração e rapina.

LEIA MAIS: