Após o encerramento do ato de lançamento do abaixo-assinado pelo plebiscito oficial da Alca, no Largo da Epatur, a coluna do PSTU e da LIT-QI dirigiu-se para a tenda armada no local para realizar uma rápida plenária de balanço.

Tomaram a palavra Zé Maria, pela direção do PSTU, e Angel Luiz Cabezas, pela LIT-QI. Zé Maria destacou a força da militância: “Todos estamos de parabéns por esta vitoriosa intervenção do Partido e da Internacional em Porto Alegre. Mas é preciso ter consciência que este é só o começo, pois ainda há muito que fazer pela revolução socialista no Brasil, na América Latina e em todo o mundo. Mas tenho certeza, que com esta garra, coragem e determinação militante teremos todas as possibilidades de construir um grande partido e uma internacional com partidos revolucionários em todo o mundo. Esse é o grande desafio do PSTU e da LIT. Hoje aqui provamos que é possível que é possível levar uma luta conseqüente contra a Alca, a dívida, a militarização e a guerra”.

Cabezas iniciou sua fala dizendo que esta foi “a primeira batalha do PSTU e da LIT-QI contra o governo de colaboração de classe encabeçado por Lula. E, com certeza, poderemos dizer que saímos de Porto Alegre vitoriosos”. Cabezas lembrou ainda em sua fala que hoje completam 16 anos fundador da LIT-QI e nosso grande mestre revolucionário, que nos deixou em 27 de janeiro de 1987: “Esta vitoriosa intervenção vitoriosa é a melhor homenagem que podemos prestar a Nahuel Moreno. Gostaria de terminar que, com certeza, se Moreno estivesse aqui junto conosco diria aos companheiros que ainda não fazem parte de nossas fileiras que cada um de vocês num faz muita falta para construirmos o PSTU e a LIT e realizarmos a revolução socialista. Concluo com uma citação de um jovem revolucionário bolchevique, Barmin, que tinha apenas 20 anos quando disse: ´venha para o único partido que não oferece nem vantagens nem privilégios. Se vencermos construiremos um novo mundo, se perdemos lutaremos até o último homem”.

Quando a plenária já terminava, Silvia, do Comitê de Apoio ao Povo Palestino e Aboo Ahmael, do Centro Árabe-Palestino-Brasileiro, pediram a palavra. Sílvia agradeceu ao PSTU por ter levado a causa palestina para a TV durante a campanha eleitoral do ano passado e concluiu dizendo que “gostaria que se realizasse um Fórum Social Mundial em Jerusalém, capital da Palestina, para que pudéssemos celebrar mais uma vez juntos a luta pela libertação do nosso povo.” Ahmael afirmou que “O PSTU levou para toda a mídia mundial neste Fórum a defesa da causa palestina e a denúncia da prisão de nossa companheira Abla e demais presos do nosso povo. Gostaria de encerrar, sem medo de cometer exageros, agradecendo ao PSTU em nome de 9 milhões de palestinos, muito obrigado.”