É comum ver partidos vindos da esquerda se renderem aos encantos da burguesia. O financiamento das campanhas eleitorais é um dos primeiros passos para que esses partidos percam sua independência. Assim como financiam as campanhas eleitorais, os donos das grandes empresas depois cobram sua fatura com os governos e parlamentares eleitos.

Por isto é tão importante a declaração de Heloísa Helena de que não vai aceitar dinheiro do “poder econômico”, marcando uma diferença com o PT e PCdoB.
Só queremos fazer uma precisão à declaração de Heloísa. Não se trata somente de recusar o dinheiro de “pessoas jurídicas”, e aceitar o de “pessoas físicas”.

Antonio Ermírio de Moraes, um dos grandes patrões deste país, poderia doar dinheiro em nome da Votorantin (sua empresa), ou seja, como “pessoa jurídica”. Ou poderia também dar a título pessoal, como “pessoa física”, e seria a mesma coisa, uma “doação” da burguesia. Devemos rechaçar qualquer “doação”, vinda das empresas ou dos burgueses. Ambas comprometem nossa independência.

Post author Ernesto Guerra, de São Paulo
Publication Date