Em 2018 a criminosa ocupação sionista na Palestina completou 70 anos. Recentemente ainda, coma eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos, a ocupação sionista ensaia uma nova escalada com o apoio direto do imperialismo via o chamado Acordo do Século. No Brasil, o apoio à ocupação também cresceu com a chegada de Bolsonaro à presidência, principalmente entre setores evangélicos que olham a ocupação pela narrativa bíblica, não pela geopolítica.

 

De uma maneira geral, tanto livros de história quanto a imprensa nacional e internacional erram (ou se fazem de desentendidos) ao chamar a questão de “conflito”. Não há a mínima proporcionalidade. São décadas de aparthied social, limpeza étnica e refugiados de guerra que, minimamente, resistem como podem.

Para conhecer mais a questão, separamos cinco documentários legendados em português que você pode assistir online. Obviamente, não concordamos politicamente com todos. Especialmente os que ainda defendem uma solução de dois estados – proposta que já se mostrou falida na prática.

Confira:

5 Câmeras quebradas

2006 – 90 min
Direção: Emad Burnat e Guy Davidi

O documentário é produzido com imagens capturadas por Emad Burnat, que havia comprado uma câmera para registrar seu mais novo filho. No entanto, na mesma época, um muro começou a ser erguido em seu vilarejo para separar os palestinos da ocupação sionista de Israel. Com sua câmera, Emad passou então a registrar o processo de resistência em seu vilarejo.

 

Promessas de um mundo novo

2001 – 106 min
Direação: B.Z. Goldberg, Justine Shapiro e Carlos Bolado

Com uma abordagem menos politizada mas com uma narrativa mais inusual, o documentário tentar retratar os conflitos da ocupação sionista a partir da visão de sete crianças, de famílias judias e palestinas, entre 9 e 13 anos. Se o documentário peca por não dar o devido peso político à questão, ganha ao trazer uma visão infantil, inocente mas verdadeira sobre a situação.

Al Nakba

2008 – 192 min

A mini-série em quatro capítulos foi produzida pela Al Jazeera (TV pública do Catar) em 2008, em razão do 60º aniversário da Nakba (catástrofe), como os palestinos chamam o início da ocupação sionista. A série foi vencedora de inúmeros prêmios.

Episódios 1 e 2:

Episódios 3 e 4:

A Palestina continua sendo a questão

2001 – 53 min
Direção: John Pilger

Documentário de John Pilger que retrata a vida de sofrimento e humilhação do povo palestino nos territórios ilegalmente ocupados pelas forças militares da ocupação sionista de Israel. O documentário defende uma saída de dois Estados com a qual não concordamos. Mas vale assistir

 

Atirar num elefante

2009 – 113 min
Direção: Alberto Arce e Mohammad Rujailah

O documentário acompanha momentos delicados da Operação Chumbo Fundido. O episódio é conhecido como o Massacre de Gaza de 2008, quando Israel voltou a bombardear a região após um cessar fogo de seis meses. Civis mortos, inocentes e até paramédicos e ambulâncias estiveram entre os alvos do ataque criminoso.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4