Redação

Trabalhadores do metrô, trens e do saneamento iniciam uma forte greve em São Paulo contra as privatizações do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Uma greve unitária e histórica em defesa dos serviços públicos e das empresas estatais. O governador bolsonarista quer vender o metrô, os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Essa luta se unifica com a greve dos estudantes da USP (Universidade de São Paulo), que estão paralisados desde o dia 21 em defesa da contratação de professores.

Estação Ana Rosa

Pouco após a meia-noite, os metroviários da Estação Ana Rosa (Linha Azul e Linha Verde) organizaram o piquete de greve com a adesão de 100% dos trabalhadores. Assista ao vídeo com Narciso Soares, vice-presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e militante do PSTU:

Estação Jabaquara

A Estação Jabaquara do metrô, no início da Linha Azul, uma das mais importantes, está 100% paralisada. Desde a madrugada, um forte piquete foi realizado com a participação da categoria e ativistas dos movimentos sociais que apoiam a greve.

No piquete está sendo realizado um diálogo com a população explicando os motivos da greve, a necessidade e importância de impedir a privatização do metrô e a lutar pelas melhorias nos serviços.

Assista ao vídeo com Altino Prazeres, diretor do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e militante do PSTU:

O PSTU na greve

A militância do PSTU está firme na greve unificada do metrô, trens, saneamento/esgoto. Estamos presentes nos piquetes que estão sendo organizados nas principais estações do metrô e trem.

Assista ao vídeo com Vera, ex-candidata à presidência da República pelo PSTU, que está presente no piquete da Estação Jabaquara, na Zona Sul de São Paulo:

Estação Itaquera

Estação Itaquera, na Linha Vermelha do metrô, também paralisada.

Estação Grajaú

O Moradores da Ocupação Jardim da União e ativistas do Movimento Luta Popular (filiado à CSP-Conlutas), realizam agitação na Estação do Grajaú do trem.

Estudantes da USP

Em greve, estudantes da USP realizam protesto no Portão 1 da universidade, como parte das atividades unitárias com os trabalhadores do Metrô, Trem e Sabesp que estão em greve no dia de hoje. Daqui a pouco, os estudantes sairão em caminhada até a Estação Pinheiros do metrô.

Greve na Embraer – São José dos Campos (SP)

Unificando e fortalecendo a luta dos trabalhadores do metrô, trem e saneamento/esgoto, os metalúrgicos da Embraer, em São José dos Campos, entraram em greve nesta terça-feira (3), após rejeitarem a proposta da empresa, que oferece apenas reposição da inflação aos salários, de 4.06%, e redução de direitos. Os trabalhadores reivindicam aumento real e renovação da convenção coletiva. A greve paralisa 100% da produção.

A greve foi deflagrada nesta terça-feira (3), após rejeitarem a proposta da empresa | Foto: Sindmetal SJC

Caminhada dos estudantes da USP

Estudantes da USP estão em caminhada em direção a Estação Pinheiros do metrô. É a unidade estudante e trabalhador no dia de greves e lutas contra as privatizações e em defesa dos serviços públicos.

Plebiscito Popular – Coleta de votos na empresa Baxter

No dia da greve unificada em São Paulo também estão sendo coletados votos no plebiscito popular contra as privatizações do governador Tarcísio. Assista ao vídeo com Julia Eid, militante do PSTU.

Zona Lesta – Campanha contra as privatizações

Na Zona Leste, o recado do Luiz sobre a campanha contra as privatizações:

Professora Flávia na greve com os estudantes da USP

Professora Flávia, militante do PSTU e coordenadora da Sub-sede Lapa da Apeoesp (Sindicato dos Professores de São Paulo), participou do ato de hoje organizado pelos estudantes da USP que estão em greve. A caminhada saiu do campus da universidade e foi até Sabesp, unificar a mobilização com os trabalhadores em greve.

TARCÍSIO X NARCISO

O metroviário Narciso, vice-presidente do sindicato dos metroviários, desmascara as mentiras do governador Tarcísio no UOL.