Atos apresentam nomes do partido aos governosDepois de grandes atos no final de 2009, que reuniram duas mil pessoas, o PSTU tem realizado novas atividades com Zé Maria, pré-candidato a presidente. Nos últimos dias, ele esteve em Brasília, Sergipe, Taubaté e São José dos Campos. Nas próximas semanas, visita o Rio de Janeiro.

No dia 16 de março, cerca de 100 pessoas se reuniram em Brasília para o ato com Zé Maria e Rodrigo Dantas, professor da UnB e pré-candidato ao governo. Entre os presentes, muitos lutadores: ativistas contra a corrupção no governo Arruda, grevistas do metrô e da UnB, bancários, servidores e estudantes.

Zé Maria falou sobre a necessidade de uma alternativa dos trabalhadores. “O Lula falou que o PSTU não ganharia as eleições, e que se ganhasse não governaria. Pois fazer aliança com os empresários e abandonar a defesa dos trabalhadores para governar, realmente nós não queremos”, disse. Para ele, o grande prejuízo com o governo Lula foi a ideia de que a aliança entre as classes é a única saída.
A fala foi interrompida pela notícia da cassação do governador Arruda. A notícia foi muito comemorada pelos convidados, que gritaram: “Arruda na Papuda, PO [Paulo Otávio] no xilindró!”. O clima era de grande alegria, principalmente entre os militantes, que prepararam a atividade.

Sergipe
Zé Maria esteve no dia 20 em Aracaju (SE), para o lançamento da pré-candidatura de Vera Lúcia. A visita repercutiu em toda a imprensa. Na TV Atalaia, retransmissora da Globo, Zé Maria defendeu um programa socialista. “Achamos que o país pode assegurar emprego, moradia, uma vida digna, se nós abolirmos esse reino do capital, esse reino do lucro, que é o que comanda a nossa sociedade”, afirmou.

Vera disputou a prefeitura, com 3,35% dos votos. Candidata ao governo, fará um balanço da gestão de Marcelo Deda (PT). “Nos quatro anos, todas as greves foram consideradas ilegais, sindicatos foram multados, trabalhadores perseguidos da mesma forma como fazia a velha direita”, afirmou. O partido também irá denunciar a crise da saúde, em especial do Hospital de Urgência.

São José dos Campos
No dia 24, Zé Maria passou o dia em São José dos Campos (SP), onde conversou com trabalhadores e a imprensa, com entrevistas em rádios e jornais. No dia anterior, havia visitado Taubaté, cidade do Vale do Paraíba.

No final da manhã, ele percorreu as ruas do Pinheirinho, ocupação que desde 2004 é um símbolo da luta pela moradia, e almoçou com os moradores. À tarde, encontrou-se com sindicalistas. E, no final do dia, participou de uma confraternização no partido, com 100 pessoas.

Durante todo o dia, Zé Maria foi acompanhado pelo pré-candidato a deputado federal, Antônio Ferreira, o Toninho, que disputou a prefeitura em 2008, tendo recebido 3,47% dos votos.

Post author
Publication Date