Washington na época em que presidiu a CUT-RJ

Faleceu Washinton Costa, militante que lutou a vida inteira ao lado dos trabalhadores

Ainda há pouco, fui informado do falecimento do companheiro Washington da Costa, Presidente da Associação de Docentes do CEFET-RJ – ADCEFET-RJ. Washington, que considero meu amigo desde que o conheci há muitos anos, nas lutas dos operários metalúrgicos do Rio de Janeiro, militou a vida inteira na luta da classe trabalhadora, contra toda forma de exploração e opressão do capitalismo e na defesa de uma sociedade igualitária e socialista.

Atuou em vários setores, sempre desempenhando papel de liderança e ocupando um lugar na linha de frente da luta. Foi liderança metalúrgica, tendo sido presidente do sindicato da categoria no Rio de Janeiro. Foi presidente da CUT/RJ, deixando boas lembranças a todos que com ele lá atuaram. Mais recentemente militava no movimento docente.

Nunca militamos, eu e Washington, na mesma organização política. Tivemos em nossa vida opiniões distintas sobre vários aspectos da luta e da organização dos trabalhadores brasileiros. Mas Washington sempre mereceu da minha parte o mais profundo respeito, pela seriedade e abnegação com que sempre assumiu o seu lugar nas lutas da nossa classe. É daqueles companheiros que sempre contribuem em qualquer processo onde participem. Trata-se de uma perda muito importante.

Deixo aqui a minha solidariedade aos professores e técnicos administrativos que eram seus colegas de trabalho e aos demais dirigentes da ADCEFET-RJ, aos companheiros e companheiras do ANDES/SN, aos dirigentes e ativistas metalúrgicos do Rio de Janeiro, aos seus amigos e familiares.

Por último, quero render minhas homenagens a este grande lutador – e tenho certeza de que posso fazê-lo em nome de toda a militância do PSTU. E estou certo de que a melhor forma de homenageá-lo é – todos nós que aprendemos respeitá-lo – darmos continuidade à luta contra a barbárie capitalista para construir uma sociedade socialista e comunista.  No Brasil e no mundo.

Washington Costa! Presente!

Até o socialismo!

São Paulo, 19 de maio de 2014

 

Post author