Em Alagoas, movimentos ocupam Incra e exigem exoneração do atual superintendente - Foto: Mykesio Max/Divulgação
Redação

Na manhã desta segunda-feira (10), cerca de 1500 trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra ocupam em Maceió a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), no Centro da cidade. Os camponeses e camponesas demandam a exoneração do atual superintendente do órgão, César Lira.

Acampados em Maceió desde a tarde de ontem (09), os Sem Terra organizados na Comissão Pastoral da Terra (CPT), Frente Nacional de Luta (FNL), no Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), Movimento de Luta pela Terra (MLT) e Movimento Terra Livre, exigem que o comando do órgão saia das mãos do atual superintendente que representa a continuidade da gestão bolsonarista, se reconhecendo como um “bolsonarista raiz”.

“É inaceitável a continuidade de uma gestão bolsonarista. Por que o governo Lula mantém por tanto tempo (mais de cem dias de governo) um superintendente inimigo da reforma agrária e com um histórico de violência junto a lideranças e comunidades?”, questiona trecho da Nota conjunta publicada pelas organizações.

Confira a nota na íntegra:

Organizações exigem a exoneração de César Lira

Nós, movimentos e organizações que lutam por reforma agrária no Estado de Alagoas, voltamos a ocupar o cenário político com a montagem do acampamento Mestre Sávio Almeida, na Praça Sinimbu. Faz-se necessário esclarecer que o acampamento ocorre diante do silêncio do atual governo ante os nossos posicionamentos. Desde janeiro buscamos junto ao deputado Paulo Fernandes (PT) e ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDAAF), Paulo Teixeira, a nomeação do servidor do Incra SR22-AL, José Ubiratan Resende Santana, como o novo superintendente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas.

A primeira manifestação pública ocorreu em 26 de janeiro de 2023, quando enviamos nota ao Diretório do PT em Alagoas e ao deputado federal Paulo Fernandes (PT), solicitando a exoneração imediata e necessária do “bolsonarista raiz” César Lira da superintendência do Incra-AL e a indicação de José Ubiratan Rezende Santana para ocupar a superintendência do órgão federal em Alagoas. Correspondência com o mesmo teor foi enviada em 2 de fevereiro de 2023 ao ministro Paulo Teixeira.

Diante da morosidade do governo Lula referente ao ato político-administrativo de exoneração e nomeação, em 29 de março manifestamos, mais uma vez, por meio de nota pública, a urgência de encaminhar a mudança no comando do Incra-AL.

É inaceitável a continuidade de uma gestão bolsonarista. Por que o governo Lula mantém por tanto tempo (mais de cem dias de governo) um superintendente inimigo da reforma agrária e com um histórico de violência junto a lideranças e comunidades?

Ocupamos e exigimos que o ministro Paulo Teixeira tome as medidas administrativas, retome a pauta da Reforma Agrária, assuma a melhoria das estruturas das áreas reformadas e apoie a produção de alimentos sadios. O Incra é um órgão público estratégico e deve ser um mecanismo na colaboração para retirar o país do mapa da fome.

Comissão Pastoral da Terra – CPT
Frente Nacional de Luta – FNL
Movimento de Libertação dos Sem Terra – MLST
Movimento de Luta pela Terra – MLT
Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra – MST
Movimento Terra, Trabalho e Liberdade – MTL
Movimento Terra Livre – TL