Os trabalhadores da empresa de ar-condicionado Hitachi, de São José dos Campos, irão fazer um protesto hoje à tarde, durante a visita do presidente Lula à cidade.

O ato foi definido durante assembléia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, às 6h30 desta terça-feira, na porta da fábrica.

O protesto será realizado para pedir a intervenção do Governo Federal junto à empresa, que ameaça fechar a fábrica em São José devido à guerra fiscal existente entre os Estados.

Na visita do presidente ao Inpe, dirigentes do Sindicato irão entregar uma carta pedindo a intervenção do Governo Federal contra o possível fechamento da Hitachi, o que acarretaria em cerca de 2 mil desempregos diretos e indiretos.

A Hitachi, instalada na cidade desde 1972, informou à imprensa na semana passada que só manterá sua fábrica em São José dos Campos se o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior proibir a fabricação de aparelhos de ar condicionado ‘Set Free´ na Zona Franca de Manaus.

“Não concordamos com esta política de guerra fiscal, porque quem realmente sai prejudicado dessa história toda é o trabalhador. O presidente tem que interceder e impedir que mais tantos postos de trabalho sejam fechados em nossa cidade”, afirmou o vice-presidente do Sindicato, Renato Bento Luiz.

Os trabalhadores pararão a fábrica às 13h, horário no qual serão levados de ônibus até a porta do Inpe, para realizarem o protesto.