Hugo Blanco, histórico dirigente camponês peruano, se encontra hospitalizado de urgência na Suécia, onde vive atualmente para poder estar ao lado de suas filhas. Está com 88 anos e precisa de uma cirurgia muito cara, por isso seus familiares apelam para a solidariedade da comunidade internacional.

Dado que Hugo não conta com residência legal e não pode acessar os direitos da seguridade social na Suécia, é fundamental uma campanha de ajuda financeira para cobrir os caris gastos da operação e de toda a assistência médica necessária.

Hugo Blanco, é uma referência histórica da luta camponesa e indígena pela terra. Ele dedicou toda a sua vida à defesa dos direitos dos setores explorados, contra o extrativismo e a depredação ambiental. Militou na Argentina, Peru, Chile, México e vários países da Europa. Entre as décadas de 1950 e 1960, fez parte da corrente morenista, assumindo o programa trotskista revolucionário com entrega e determinação impressionantes. Esteve muitos anos na prisão e foi, inclusive, condenado à morte. Foi necessária uma intensa e amplia campanha internacional para transformar a pena capital em uma sentença de 25 anos de prisão, da qual, depois, foi anistiado. Entre 1978 e 1980, foi eleito como deputado constituinte, demonstrando uma atitude principista em sua tarefa parlamentar.

A partir da LIT-QI, nos solidarizamos com Hugo Blanco e seus familiares. Nos colocamos à disposição para contribuir com esta campanha. Compartilhamos um enlace pelo qual se podem fazer contribuições financeiras. Fazemos um chamado para nossa militância, simpatizantes, amigos e amigas, e todo o movimento social, camponês, operário, estudantil e popular da América Latina e do mundo, a se somar à campanha solidária com Hugo Blanco.

Para contribuir acesse o link abaixo:

https://www.gofundme.com/f/hugo-blanco-atencion-medica-de-emergencia?fbclid=IwAR3npk6xDo0_y-rdb0zYknOEpBjv7vL_TF6Vdznalu-jid91UWmFmSw3-T4