Bancários decidiram filização à Conlutas em assembléia
Juary Chagas

Em assembléia da categoria realizada na noite desta quarta-feira, os bancários do Rio Grande do Norte reafirmam sua opção pela luta contra as reformas neoliberais do governo Lula: o Sindicato dos Bancários agora é ConlutasOs bancários potiguares novamente deram demonstração de sua incontestável bravura. Apesar de uma época de efusivas festividades de fim de ano, cerca de 100 trabalhadores lotaram o auditório da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetarn) para deliberar sobre a filiação do sindicato à Conlutas. Em evidente clima de emoção, após inúmeras intervenções, a mesa encaminhou a votação que iria selar definitivamente a opção de uma categoria por continuar na trincheira das lutas com bravos companheiros que não se renderam às benesses, aos cargos e às facilidades dos que escolheram o lado dos patrões e do governo Lula. Por unanimidade, a plenária carimbou a filiação do Sindicato dos Bancários do RN à Conlutas!

Após a histórica votação, a alegria tomou conta do auditório, que ao som da palavra de ordem “Conlutas é para ação / Está surgindo uma nova direção”, foi palco da celebração entre a direção do Sindicato, bancários e trabalhadores de outras categorias que se fizeram presentes.

O Sindicato dos Bancários fará um chamado a todos os sindicatos de bancários do país a realizarem a mesma discussão em suas bases. “Estamos vivendo um processo de reorganização no movimento sindical e temos de continuar avançando no fortalecimento da Conlutas em outras bases. A decisão de hoje é histórica, mas a luta só começou”, avaliou Paulo Eduardo, diretor do sindicato e militante do PSTU.

Um histórico de lutas
Desde 2006, os bancários potiguares, nacionalmente reconhecidos pela sua combatividade e disposição para a luta, já demonstravam todo o seu repúdio à política colaboracionista da falida e governista Central Única dos Trabalhadores (CUT) que, através da sua confederação (Contraf/CUT), abriu mão de qualquer pudor para trair os trabalhadores no embate contra os banqueiros e o governo Lula durante as campanhas salariais da categoria.

Naquela ocasião, a categoria apontava explicitamente a necessidade de fortalecer uma alternativa de direção e aprovou, em assembléia, a realização de um plebiscito que pudesse desfazer o estelionato promovido pelos dirigentes cutistas na consulta anterior e assim, desligar definitivamente o sindicato da CUT. Posteriormente, no início deste ano, vieram as eleições sindicais e a categoria não teve dúvidas em eleger por ampla maioria a chapa do Movimento Nacional de Oposição Bancária (MNOB), que denunciou implacavelmente toda a política criminosa dos cutistas.

O ultimato dos bancários veio durante a greve deste ano, quando novamente em assembléia, reforçaram a urgência da realização do plebiscito de desfiliação. A proposta foi aprovada sem nenhum voto contrário, e o plebiscito não deixou nenhuma dúvida: 75% dos bancários repudiaram completamente a CUT e disseram “sim” à desfiliação. Mas isto não era o bastante. Era visível o sentimento da direção do Sindicato e da categoria quanto à necessidade de somar-se à Conlutas na batalha contra a burocracia sindical e os ataques neoliberais.

Após mais esta vitória, o sindicato do RN é a segunda entidade sindical de bancários a se filiar à Conlutas. O primeiro foi o de Bauru. Em 2008, várias eleições sindicais ocorrerão no país e o processo impulsionado pelos bancários potiguares fortalece as oposições que irão lutar contra as direções traidoras.

É mais um exemplo de coragem, bravura e determinação de uma categoria que com todos esses predicados, não poderia estar fora da Conlutas, uma central classista, combativa e independente! Parabéns mais uma vez, bravos companheiros, pois mais uma vitória dos que não fogem à luta!