Com o título ‘Aborto: Condenar é uma Violência contra a Mulher´, evento acontece no dia 25 de novembro, às 19h, na sede do sindicato. Leia, abaixo, o texto de convocação para o debate.Todos os anos, no Brasil, 1 milhão de mulheres realiza abortos, mesmo sendo considerado crime pela legislação penal brasileira. Destes casos, o Sistema Único de Saúde (SUS) registra anualmente, 238 mil internações dadas às complicações decorrentes de abortos clandestinos que já são a quarta causa de mortalidade feminina no país.

Mesmo diante desta cruel realidade, o Estado Brasileiro se nega a reconhecer a interrupção de uma gestação como um direito de escolha da mulher. Atualmente, em todo país, aproximadamente 350 mulheres estão sendo processadas por ousar exercer seu direito de escolha.

O Sindicato dos Advogados convida para uma reflexão sobre a realidade das mulheres que abortam e suas dificuldades, assim como, o papel cumprido pelo Poder Judiciário.

Muito se discute no Brasil sobre a Violência Doméstica cujos índices são, de fato, alarmantes. Contudo a violência contra a mulher promovida pelo próprio Estado é muito mais abrangente e generalizada.

A proposta é realizar um debate sob o tema “ABORTO: Condenar é uma Violência contra a Mulher”, por ocasião do dia 25 de novembro ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o “Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher”.

O SINDICATO DOS ADVOGADOS DO ESTADO DE SÃO PAULO – SASP convida todos (as) para mesa de debate que será realizada no dia 25 de novembro próximo, às 19 horas, em sua sede localizada a Rua Abolição, n.º 167, próximo a Câmara Municipal e ao metrô Anhangabaú. .

Os debatedores serão: Dr. José Henrique Rodrigues Torres (Juiz de Direito e membro da Associação Juízes para Democracia – AJD); Dra Luiza Nagib Eluf (Procuradora de Justiça do Estado e membro da Associação Paulista do Ministério Público) e Dra. Karina da Silva Pereira (advogada militante da Casa Abrigo Viviane dos Santos e Diretora do SASP).

Haverá ainda a apresentação do documentário recentemente lançado no circuito cinematográfico: “O ABORTO DOS OUTROS” da Diretora Carla Gallo, gentilmente cedido pela Produtora “Olhos de Cão”.

Contamos com a presença de todos.