No dia 21 de março, aconteceu uma audiência no Sesc Bahia para julgar o pedido de Renildo Barbosa de concessão para seu companheiro de uma carteira de acesso à entidade, como acontece em relação aos casais heterossexuais. Mais uma vez, a diretoria do Sesc se negou a conceder o documento, alegando que isso só poderá ser feito caso seja emitida uma ordem judicial explícita.

A audiência foi acompanhada por uma manifestação da qual participaram diversas entidades e ativistas dos movimento GLBT e de defesa dos direitos humanos. Diante da negativa do Sesc, uma nova manifestação foi marcada para o dia 12 de maio, quando ocorrerá uma próxima reunião.

Em nota divulgada após a negativa do Sesc, Renildo Barbosa que está travando esta luta desde novembro de 2004 afirmou: “Os recursos que mantém o SESC são advindos dos trabalhadores brasileiros, dos quais os Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transgêneros e Transsexuais fazem parte, mas não são reconhecidos, como as demais pessoas, os heterossexuais. Será que o governo federal não poderia usar de suas atribuições para, por exemplo, bloquear recursos e verbas para empresas homofóbicas? Pois no caso de investimentos em mobilizações da comunidade GLBTT os recursos são mínimos, ao contrário dos recursos para empresas homofóbicas!”

Aliás, é importante lembrar que o governo federal não só investe coisa alguma na comunidade GLBTT como está sendo conivente com a discriminação, na medida em que é parte integrante da estrutura de direção do Sesc, entidade que, diga-se de passagem, exibe em sua página na internet uma frase exemplar de sua hipocrisia homofóbica. Definindo a si própria, a direção do Sesc afirma que “uma de suas características marcantes é a promoção de valores maiores, como o exercício da cidadania, o amor à liberdade e à democracia”.

Para dar continuidade à campanha, enviem moções para os endereços abaixo:

• Célia Maria Batista, Sesc Regional Bahia: [email protected].
• Dr. Jorge Lanna, Departamento Jurídico Nacional: [email protected].
• Outros diretores e órgãos do Sesc: [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected].