Um dia após o seminário ocorreu a reunião nacional da Coordenação Nacional de Lutas. Representantes de 65 entidades sindicais, oposições e movimentos sociais, estudantis e populares, além de observadores representando 11 entidades, reuniram-se para traçar os próximos passos da Conlutas, como conseqüência das discussões realizadas nos dias anteriores.

A principal orientação aprovada pela reunião foi a reprodução do seminário em todos os lugares onde isso for possível, contrapondo-se à propaganda pró-reforma da grande imprensa. Tal tarefa será prioritária para as coordenações regionais e estaduais no próximo período.

Para viabilizar esse processo, todo o material utilizado nas exposições das mesas será disponibilizado no portal da Conlutas. Também será editado um DVD com os principais momentos das discussões realizadas no seminário, tal como um caderno com textos e transcrições dos debates feitos.

Os seminários nas regiões deverão ser realizados até o final de 2006. A Conlutas também fará até dezembro uma atividade de “alerta geral” para denunciar os ataques. A reunião aprovou panfletagem e outros tipos de manifestação na semana de 6 a 11 de novembro. Tais atividades servirão para acumular forças rumo a uma grande mobilização nacional em 2007.

Parte fundamental desse processo será a realização de um grande encontro nacional, aberto, para organizar a luta contra os ataques. A reunião aprovou o início das articulações para a realização do encontro, estendendo o convite a todas as entidades e movimentos de luta que estão contra as reformas. A data indicativa aprovada para o encontro foi o mês de março de 2007, podendo sofrer alterações de acordo com a dinâmica da tramitação das reformas.
Post author
Publication Date