Nos dias 3 e 4 de fevereiro, ocorreu o Seminário da Conlutas de Alagoas, Sergipe e Bahia. Com cerca de 100 participantes, o evento aconteceu em Aracaju (SE) e teve a participação de entidades como Sindipetro-AL/SE, Adufal, Sindjus-AL, Sintsep-AL, Grupo Além do Mito (grupo estudantil da Universidade Federal de Alagoas), estudantes da Cesmac-AL, Sismec, Sinfeal, Coletivo de mulheres do Grupo Além do Mito, Sindicagese, Sinpa de Alagoinhas, Associação de Moradores do Município de Larangeiras (Sergipe), DCE-UFS.

O Seminário teve como tema central “organizar a luta contra as reformas“. No primeiro momento da atividade, os participantes debateram as reformas previdenciária, sindical, trabalhista, tributária e universitária. Após, foram apresentados dois painéis sobre transposição do Rio São Francisco e seus impactos e sobre a organização do dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher – respectivamente.

O seminário foi um passo adiante no fortalecimento da Conlutas nos três estados e deliberou pelo envio de ônibus para o Encontro Contra as Reformas, que será no dia 25 de março em SP. O evento também definiu a organização do 8 de Março na região como um dia de luta que relacione as reivindicações específicas das mulheres trabalhadoras às denúncias da reforma da Previdência e da reforma trabalhista do governo Lula.