A solidariedade internacional dos trabalhadores foi tema de debate em seminário promovido pela Rede de Solidariedade Internacional no último sábado durante as atividades do FSM.

Com a representação de trabalhadores da Argentina, França, Chile, Alemanha, Brasil, Turquia, México, Suíça e Estados Unidos, o seminário além de trocar experiências de lutas e organização nos diversos países discutiu a crise Argentina e a campanha contra a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas).

Sobre a ALCA o tema do debate foi sua implantação como parte do projeto neoliberal norte americano com o objetivo de aprofundar seu domínio econômico sobre a América Latina. Fortalecer a campanha contra a ALCA e participar do plebiscito que está sendo convocado para setembro sobre sua implantação foi aprovado pelos participantes do seminário.

O apoio aos trabalhadores da Argentina manifestou-se no debate sobre a importância da solidariedade entre os povos da América Latina que vivenciam processos de crise revolucionária, assim como a importância da solidariedade internacional dos trabalhadores. A solidariedade teve seu momento ápice com a saída em coluna do plenário para o ato que se realizaria numa praça próxima em apoio ao povo argentino.

A mesa do seminário foi composta por Beatrix Sasserman, da oposição dos químicos (Alemanha), Jorge Martins da CUT (Brasil), Dirceu Travesso da direção nacional da CUT (Brasil) e Lee Sustar, membro do UAW (EUA).