Leia abaixo o pedido de solidariedade do sindicato, que fará ato no dia 14, em MacapáPEDIDO DE SOLIDARIEDADE

Companheir@as

Como já devem estar sabendo, nossa entidade e categoria foram vítimas, no último dia 22/12 de um furioso ataque da patronal dos ônibus de nossa cidade: foram demitidos por “justa causa” 90% dos diretores incluindo o Vice-presidente, e mais vários Cipeiros de luta, numa clara demonstração de desespero dos empresários que não suportam qualquer manifestação de desacordo diante da insustentável situação que vive o trabalhador rodoviário no Amapá. Hoje temos nada menos que dez diretores demitidos, todos que no último período, encaminharam as principais lutas contra a empresa e contra a pelegada, organizada em uma tal de Comissão de Negociação da maior empresa da capital, o que na verdade é uma comissão de paus mandados dos patrões.

Nos últimos seis meses nada menos que 300 postos de serviço foram dissolvidos em um total de pouco mais de 1.100 empregos! Os que restaram são obrigados diariamente a pagar peças dos carros velhos que transitam, alguns com mais de dez anos de vida útil e mesmo assim a EMTU, empresa municipal que fiscaliza, faz vista grossa para isso. Não depositam o FGTS dos trabalhadores isso porque todo o lucro obtido aqui vai para as matrizes localizadas no sudeste e sul do país e se o trabalhador quiser ver esse dinheiro, terá que ingressar na Justiça do Trabalho e esperar muitos anos.

Apesar de todo esse ataque, esses “barrigas frias”, como são chamados pela base dos trabalhadores, ainda atacam as finanças de nosso sindicato. Com a aproximação das eleições para a nova gestão da entidade, eles estão trancando o repasse de mensalidades, inclusive usurpando uma decisão democrática dos trabalhadores em bancar financeiramente sua entidade.

Pedimos o apoio dos sindicatos e organizações dos trabalhadores para manter nossa entidade viva para as lutas e o sustento material dos diretores e cipeiros enquanto durar a luta pela reintegração de todos os trabalhadores.

Qualquer depósito deve ser enviado para:

Sindicato dos Condutores de Transporte de Passageiros do Amapá
Conta corrente: 197-2
Agência: 0658
Caixa Econômica Federal