A assistente social Rosália Fernandes é a pré-candidata do PSTU e do Polo Socialista Revoluciuonário ao governo do Rio Grande do Norte
PSTU-RN

Tiago Silva, Natal (RN)

O PSTU/RN lançou a pré-candidatura da assistente social Rosália Fernandes ao governo do Rio Grande do Norte e a do professor Dário Barbosa ao Senado, na última quinta-feira (7), no Sinpol/RN. O evento teve a presença de Vera Lúcia, pré-candidata à Presidência pelo partido, e confirmou também o nome da professora Socorro Ribeiro como pré-candidata a vice-governadora. Foram anunciadas ainda as pré-candidaturas das professoras Ana Célia e Luciana Lima ao legislativo federal e estadual, respectivamente.

A atividade iniciou com uma declamação de poemas dos militantes do PSTU Nando Poeta e Tiago Silva, e do ativista cultural Porangueté. Foram exibidas também fotos das pré-candidaturas durante atividades de militância.

Em seguida, o microfone foi aberto para saudações das entidades presentes. Matheus Araújo, do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), falou sobre a importância de apresentarmos para os trabalhadores e trabalhadoras pré-candidaturas socialistas e revolucionárias, sobretudo neste momento de crise que o País enfrenta.

Na sequência, o professor Modesto Neto, da Alternativa Socialista (AS), corrente do PSOL que constrói o Polo Socialista Revolucionário, criticou a política desse partido em apoiar já no primeiro turno a chapa Lula/Alckmin e não apresentar uma pré-candidatura própria. “Nós estamos aqui para desafiar a política do PSOL. Não podemos dividir palanque com um ex-governador que roubou merenda, que fechou escolas, que bateu em professor; não em nosso nome!”, enfatizou.

O trabalhador da saúde Paulo Martins, coordenador-geral do Sindsaúde/RN, destacou a intervenção nas lutas do PSTU no estado, sempre com independência de classe.

Alexandre Guedes, trabalhador do Detran/RN – que está em greve -, da Executiva Estadual da CSP-Conlutas e da direção do Sinai, fez um resgate das lutas que os trabalhadores e trabalhadoras do Detran/RN vêm travando contra o governo estadual de Fátima Bezerra (PT) para exemplificar que esse partido não está do lado da nossa classe e que o projeto do PT é sustentar o capitalismo.

Por fim, Pedro Chê, dos Policiais Antifascismo do RN, parabenizou o PSTU pelo seu histórico de lutas sem conciliação com os ricos e poderosos.

Durante as intervenções das pré-candidaturas, Luciana Lima destacou a importância da luta das mulheres trabalhadoras e falou sobre a necessidade de todas e todos participarem da construção de uma sociedade socialista, para acabar com todas as formas de opressão e exploração.

Em seguida, Ana Célia criticou o discurso dos políticos que sempre governaram e que, nesta pré-campanha, dizem que vão resolver os problemas da nossa classe. Sua candidatura está a serviço das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras, sobretudo dos negros e negras que são os mais oprimidos e explorados. A professora criticou também as ideias de “empoderamento” e de “visibilidade”, que são colocadas como saídas individuais contra o racismo. “Isso faz uma cooptação dessas pessoas, que diz que ‘se você conseguiu os outros conseguem’, mas no capitalismo não é assim, ele não deixa”, disse.

A professora Socorro fez um resgate dos ataques dos governos à educação e lembrou do recente projeto do governo Bolsonaro de ensino domiciliar, ao qual o pré-candidato a vice-governador do Rio Grande do Norte na chapa com Fátima Bezerra (PT), Walter Alves (MDB), votou a favor.

“Brasília é um paraíso. E cada governo que entra vai doando mais dinheiro para o Congresso”, disse Dário Barbosa. O pré-candidato a senador criticou a relação de “depravação” da Câmara e do Senado com o dinheiro público, com aval do poder Executivo.

A pré-candidata ao governo do estado, Rosália Fernandes, comentou sobre a situação de miséria e desemprego que vive o povo potiguar. “As pessoas não têm teto, não têm comida; é um verdadeiro massacre o que a população do RN vive”, destacou.

Rosália criticou também a gestão de Fátima Bezerra (PT), sobretudo na saúde. “Nós vivemos uma política de desmonte da saúde pública do RN, que se aprofundou durante o governo Fátima, com o fechamento do Hospital de Canguaretama, do Ruy Pereira, com a redução de serviços do Hospital de São José de Mipibu, obras infindáveis que não são concluídas, o avanço da terceirização e dos contratos temporários”, disse Rosália.

Para enfrentar esses problemas, ela defendeu a necessidade de taxar as grandes fortunas, de cobrar os devedores do estado e de criar um plano de obras públicas. “Temos que tirar dos ricos e poderosos, que todo dia nos roubam. Somos nós, a classe trabalhadora, que produzimos a riqueza deste país, que temos que governar”, finalizou.

Vera, pré-candidata à presidência do Brasil, participou do lançamento das pré-candidaturas do PSTU no Rio Grande do Norte

Ao final, a pré-candidata à Presidência pelo PSTU, Vera Lúcia, deu exemplos das contradições desta sociedade capitalista, como a não garantia de empregos, de saúde e educação de qualidade, a violência do Estado, sobretudo contra jovens negros das periferias, e a fome. O Brasil é um grande produtor de alimentos, porém, no capitalismo, a comida é tratada como mercadoria. “Um sistema como esse não presta para nós!”, exclamou.

Vera reforçou ainda a necessidade de derrotar Bolsonaro e a extrema-direita. Mas para isso, temos que lutar com independência de classe, sem nos juntar com nossos inimigos históricos, como faz Lula, o PT e o PCdoB, abraçados com Alckmin e outras figuras da direita. Nem como faz a maioria do PSOL, que também está com Lula/Alckmin e com a Rede e Marina Silva.

“O PSTU/RN agradece aos participantes do evento. Nossas pré-candidaturas e as demais do Polo Socialista Revolucionário estão a serviço das lutas. Convidados todos os trabalhadores e trabalhadoras a se integrarem nesta campanha, para difundirmos ideias socialistas e revolucionárias”, agradeceu Rosália.