O MTST foi informado de que a reintegração de posse da Ocupação João Cândido será efetuada pela polícia militar nesta sexta-feira, dia 18 de maio. Por volta das 5h da manhã, as vias de acesso ao acampamento já serão interditadas pela polícia.

O movimento lamenta que um latifúndio urbano volte a ficar ocioso, servindo apenas para especulação imobiliária, enquanto há tantas famílias no entorno vivendo em condições precárias, mas a orientação do movimento é pela saída pacífica. Apesar disso, sabemos que despejos são sempre momentos tensos, em que as pessoas ficam muito emocionadas.

Na quarta-feira, 16, o acampamento completou dois meses de existência. Dois meses em que aproximadamente 3 mil famílias deram um basta à situação de não ter o que comer para pagar o aluguel, morar em favelas, áreas de risco ou casas de favor, e lutaram juntas pelo direito à moradia digna, que está previsto na Constituição Federal de 1988.

Essas pessoas construíram um acampamento organizado, com trabalho coletivo e espaços comunitários e enfrentaram todas as dificuldades cotidianas com muita força e união. Nesse período, foram realizadas diversas marchas, manifestações e atos políticos, que pressionaram as três esferas de governo.

Em reunião realizada no dia 3 de maio, na sede da prefeitura de Itapecerica da Serra, representantes dos governos federal e estadual firmaram com o MTST o compromisso da construção de moradias populares para todas as famílias da ocupação, com recursos conjuntos da Caixa Econômica Federal e do CDHU. Trata-se de uma integração inédita entre as duas instituições, uma grande vitória conquistada com a luta do movimento.

Enquanto as casas não são construídas, as famílias que puderem voltarão para seus locais de origem, como favelas, áreas de risco e casas de favor. As pessoas que não têm para onde ir ficarão acampadas em uma área provisória da prefeitura de Itapecerica da Serra.

Mesmo saindo do terreno, as famílias participarão de assembléias em local público e permanecerão mobilizadas para garantir que o acordo de construção das moradias seja cumprido.