Que a COB governe!

DECLARAÇÃO DO MOVIMENTO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES DA BOLÍVIA (LIT-QI)

`FotoCom o apoio estrangeiro de Bush e da OEA, respaldado somente pelas Forças Armadas e comandos policiais, repudiado por todo o povo, o governo assassino de Lozada ainda vem propor “referendo consultivo por estados sobre o gás, revisão da lei de hidrocarbonetos e incorporação de uma Constituinte na Constituição Política do Estado”.

Que melhor referendo que as mobilizações em todo o país? Não pedimos mudança para que não se mude nada! Fora Goni assassino e entreguista!

Nem um passo atrás! Não há negociação possível. Devemos impulsionar a Greve Geral a nível nacional. Promover a auto-defesa ou milícias armadas para enfrentar a repressão. Nas mobilizações, chamar policiais e militares de base a se unir aos trabalhadores.

Os grandes proprietários de fábricas e terras, assim como as multinacionais, sustentam o governo. Nesta insurreição de massas, nós, os trabalhadores, devemos permanecer passivos ou, pelo contrário, devemos tomar fábricas e terras? Devemos fazer o que os mineiros propuseram: tomar as minas de Goni. Temos que nos organizar em torno a COB e fortalecê-la como organismo de centralização e de duplo poder operário, camponês e popular.

Quem deve governar depois de Goni? Esta é uma discussão central. Dizemos que devem governar os trabalhadores do campo e da cidade, ou seja, nós, que derrotamos o governo com nossa luta. Os trabalhadores e o povo, organizados na COB com seus dirigentes na cabeça – Solares, Evo, Loayza e Malku. Por isso, a tarefa fundamental, junto com a derrubada do governo, é organizar a tomada do poder pela COB. Não é correto que quem derrote o governo, com tantos mortos e feridos, entregue o poder a um burguês, seja o vice, o Congresso, ou algum notável do corrupto Judiciário. Uma saída como essa, uma das cartas na manga do imperialismo, já se deu no Equador e na Argentina, e os novos governos seguem aplicando planos do FMI. Agora corresponde aos trabalhadores governar através de seus próprios organismos de classe.

Que governe a COB para que se recupere o gás, se deixe de pagar a dívida externa, se rechace a Alca. É o único caminho para a libertação nacional e social. Exigimos que as direções majoritárias da COB, Solares, Evo, Malku e Loayza rompam com a burguesia e lutem, agora, por esta saída de classe, operária e camponesa, abandonando à sua própria sorte o imperialismo e sua democracia dos cemitérios.
Chamamos os trabalhadores e o povo a persistir na luta até derrotar este governo assassino. E, aos lutadores que estejam por uma saída operária e camponesa, a se juntarem para construir uma direção revolucionária que conduza até o final a luta dos trabalhadores por seu próprio poder e o socialismo.

  • NEM UM PASSO ATRÁS!
  • FORA O GOVERNO ENTREGUISTA E ASSASSINO!
  • FORTALECER A GREVE E OS BLOQUEIOS A NÍVEL NACIONAL!
  • NÃO ÀS MANOBRAS DE GONI!
  • QUE GOVERNE A COB!

    Post author
    Publication Date